Fidelização do cliente x conquista de novos: o que compensa mais?

Fidelização do cliente x conquista de novos: o que compensa mais?

A estratégia de fidelização de clientes gera mais valor para sua empresa e sai mais barato

Durante muito tempo, a principal metodologia utilizada para estabelecer uma empresa no mercado era a conquista de novos clientes. No entanto, hoje sabemos que novas vendas não são precisamente a melhor forma de aumentar os lucros. Mais do que atrair novos consumidores para seu negócio, a fidelização do cliente que já conhece sua marca é a estratégia mais efetiva para garantir o crescimento sustentável e constante para sua empresa.

A tese é comprovada por um dos maiores nomes do marketing. Phillip Kotler, diz que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Tal afirmação ocorre pelo esforço gasto com cada tipo de consumidor. Para conquistar um novo cliente, é necessário que ele conheça sua marca, confie em seus produtos ou serviços e que estes ofereçam diferenciais que o convençam a não optar por um concorrente. Tudo isso exige grandes investimentos com marketing, propaganda, campanhas e descontos. E apesar de você gerar um aumento de receita, esta sobrevive por um curto período.

Em contrapartida, a fidelização do cliente mostra-se um processo com melhor custo-benefício. Isso porque a pessoa já conhece sua empresa e já está convencida dos benefícios do seu produto/serviço. Dessa forma, o que você precisa fazer é mantê-la interessada em sua marca. O custo disso é muito menor se comparado à etapa de atração.

Em meio ao grande número de inadimplentes e a alta taxa de desemprego no Brasil, fazer a fidelização do cliente é uma ação extremamente necessária para garantir o crescimento e a saúde financeira da sua empresa. Mas como isso pode ser feito?

Como realizar a fidelização do cliente

Existem algumas etapas e processos básicos que toda empresa deve seguir para fidelizar seus clientes. Nós entendemos que existem quatro principais e essenciais, mas esse não é um número fechado. São eles:

Target

É importante conhecer as necessidades e gostos de seus clientes, bem como o que os agrada e o que eles esperam de sua empresa. Assim você consegue reunir dados para segmentar sua base de contatos e garantir um atendimento personalizado.

Relacionamento

Invista no pós-venda de sua empresa. Mantenha contato com as pessoas que utilizaram seus serviços ou compraram seus produtos pelo menos uma vez, por meio de e-mail, telefone e redes sociais. Procure saber a opinião do cliente sobre a experiência dele e seu nível de satisfação.

Diferenciais

Esse é um dos pontos mais importantes para a fidelização do cliente. Ele precisa se sentir especial por dar valor a sua marca, portanto, ofereça benefícios exclusivos, como ofertas únicas, prioridade, brindes e ofertas.

Facilidades

Outro ponto chave para fidelizar seus clientes é oferecer facilidades, principalmente no que se refere a transações comerciais. Assim, você incentiva pagamentos em dia e mantém controle sobre seu fluxo de caixa.

Vantagens da fidelização do cliente

São diversos os benefícios que um cliente fidelizado pode gerar para a sua marca. Por exemplo: uma pessoa satisfeita e que teve suas expectativas superadas tende a comprar novos produtos ou utilizar outros serviços de sua empresa. Outra vantagem é que um cliente satisfeito prioriza mais a qualidade do que o preço.

Além disso, clientes fidelizados tendem a colaborar nas pesquisas de satisfação com sinceridade. A partir disso, você pode criar um banco de dados valioso que possibilita a criação e lançamento de produtos/serviços assertivos.

E claro: um cliente satisfeito e fidelizado pode trazer novos consumidores para sua marca através do “marketing boca-a-boca”.

Conheça mais dados sobre a retenção de clientes

Quer conhecer mais dados sobre a fidelização do cliente? Então confira nosso infográfico exclusivo e saiba como isso pode potencializar os resultados da sua empresa!

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