Transformação digital: como ela contribui na gestão de cobrança

Transformação digital: como ela contribui na gestão de cobrança

A transformação digital já impacta a área de cobranças há algum tempo, porém, muitas das organizações não conseguem aproveitar os benefícios advindos da mesma em prol da redução dos índices de inadimplência.

A internet, por exemplo, proporciona a movimentação de um grande volume de dados nas redes; entre eles, informações sobre consumidores e clientes que podem ser utilizadas de diversas formas, como:

  • para entender como os clientes preferem ser abordados no momento da cobrança; 
  • utilizar ferramentas para um contato digital mais humanizado, segundo o que o consumidor espera; e
  • criar estratégias de segmentação de carteira para comunicação mais efetiva.

Para compreender melhor esse assunto, acompanhe este artigo!

Gestão de cobrança e saúde financeira do negócio

Nós sabemos que um negócio que não recebe pelo seu serviço/produto pode ter grandes prejuízos que tendem a aumentar por fatores externos como, por exemplo, econômicos. Assim, ter estratégias eficazes para evitar a inadimplência e realizar cobranças ajuda a manter a saúde financeira.

Gerir os processos de clientes com faturas em aberto utilizando recursos e ferramentas digitais é o que há de mais moderno para reverter a inadimplência que afetam as empresas.

Além disso, o uso da tecnologia nos processos de cobrança podem solucionar algumas das dificuldades encontradas na cobrança de clientes. Entre elas:

Desorganização da gestão financeira

Não saber exatamente quando e qual valor deve ser cobrado dos consumidores e outras situações no momento de identificar os débitos podem levar a diversos problemas, desde perder um cliente em um processo de cobrança equivocado ou, até mesmo, o não recebimento de uma dívida.

Dificuldade de contato com o cliente 

Sabemos que a situação que envolve a cobrança é muito delicada. Por isso, é preciso ter estratégia na hora da comunicação com o cliente, para ser possível solucionar a inadimplência de forma amigável e eficaz.

Falta de soluções para a negociação

Ainda que, durante a cobrança, tenha sido  mantida uma boa comunicação com o cliente, se não forem oferecidas soluções para o pagamento de forma facilitada, é provável que o cliente não consiga concluir o pagamento.

Ferramentas digitais para a gestão de cobrança

Pensando nas dificuldades citadas acima, as quais as empresas normalmente encontram em relação à gestão de cobrança, detalhamos aqui como a transformação digital pode contribuir para essa tarefa. 

Big Data 

Com a abundante quantidade de informações que todas as pessoas conectadas à internet produzem diariamente, é possível conseguir valiosos insights para direcionar a estratégia e comunicação com os clientes inadimplentes.

Orientar a gestão de cobrança para os dados obtidos e adotar a mentalidade data driven pode ser fundamental para criar um processo de cobrança mais efetivo e transparente.

Ao analisar relatórios específicos e informações obtidas via Google Analytics, CRM,  ERP ou outras interações com os clientes em diferentes canais, podemos estruturar melhores estratégias para a segmentação de carteiras.

Omnichannel

Em um mundo digital, é possível que uma empresa utilize diferentes canais para a comunicação com seu público-alvo. Mas, para que exista uma real estratégia por trás desses meios, é preciso criar uma convergência entre todos eles.

A convergência entre os canais também pode contribuir muito para os processos de cobrança porque aproxima a marca do cliente e, assim, pode-se obter mais informações sobre o consumidor, tornando as negociações mais assertivas.

Segundo a pesquisa Raio X dos brasileiros em situação de inadimplência, do instituto Locomotiva, entre os canais mais indicados para informar sobre os débitos, para pessoas acima de 50 anos, está o e-mail. Já para pessoas de até 29 anos, o WhatsApp é o meio preferido. 

Como você pôde perceber, a estratégia deve mudar de acordo com o perfil, mas atente-se para o fato de que, independentemente da idade, as ligações telefônicas estão em baixa!

Hiper automação

A hiper automação de processos é uma das grandes tendências tecnológicas de 2022, já que sabemos que a robotização e a IA reduzem o tempo gasto com atividades repetitivas e de menor valor agregado. Essas tecnologias aceleram a transformação digital.

Otimizar processos manuais também é fundamental para a gestão da cobrança, tanto para agilizar processos internos como para elevar a experiência do cliente inadimplente.

Humanização na gestão de cobranças

Ainda que a hiper automação seja uma tendência, e a transformação digital aponte para o uso de canais digitais, como WhastApp, chatbots, assistentes virtuais e mensagens automáticas, os pontos de contato precisam ser pensados de forma mais humanizada.

Priorizar a experiência do cliente, inclusive, torna-se um importante elemento para estabelecer vantagem competitiva no mercado!

Como nós podemos ajudar 

Nós da MFM sabemos como a transformação digital pode contribuir com a saúde financeira do negócio, ajudando a superar desafios em relação à gestão da cobrança, por este motivo criamos serviços que podem auxiliar na recuperação de créditos como o Negocia Fácil e o Negocia Mais.

O Negocia Fácil é um serviço de cobrança que pode ser personalizado a identidade visual  da empresa. Este é um grande diferencial, já que os clientes finais sentirão que estão negociando diretamente com o seu credor, de acordo com a preferência que as pesquisas apontam.

E o Negocia Mais, é um marketplace de cobrança que permite que os clientes inadimplentes consultem e realizem o acordo de suas dívidas em 5 cliques, com diferentes empresas credoras de forma rápida e fácil.

Para implementá-los, a empresa terá todo o apoio da equipe da MFM, obtendo mais agilidade e eficiência na gestão de cobranças.

Fale com um de nossos especialistas e conheça mais sobre os nossos serviços!

Navegue por tópicos

Compartilhe via
LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Populares

Receba nossas atualizações

Gostou dos nossos conteúdos e quer receber em primeira mão? Inscreva-se agora em nossa newsletter.