Você sabe o que é uma carteira de inadimplentes? Pois, como o próprio nome já diz, trata-se de um agrupamento de títulos que não foram pagos pelas pessoas que contraíram a dívida.
Geralmente, esses devedores – muitos deles, com dívida em aberto por falta de opção e não por escolha – foram contatados pelo departamento de cobrança, mas sem sucesso.
Assim, passam a fazer parte deste grupo que gera consequências para a empresa que efetuou o negócio, bem como para o consumidor que, sem realizar o devido pagamento, fica sem crédito no mercado.
Contudo, mesmo tendo em comum a falta de pagamento, cada nome que consta na carteira de inadimplentes tem um perfil específico. Por isso, cabe à gestão de cobrança segmentá-los de forma inteligente, aumentando as chances de receber o valor que lhe cabe.
Essa segmentação, feita a partir da análise de dados, é um dos preceitos do sistema de cobrança automatizado que, também, indica os canais adequados para chegar aos devedores.
Entenda melhor como funciona e os benefícios dessa prática, com a leitura deste artigo!
Segmentação de carteira de inadimplentes – saiba mais
Sempre que ações de cobrança não geram resultados satisfatórios, isto é, não conseguem receber o valor do negócio efetuado entre empresa-cliente, o título sem pagamento vai para a carteira de inadimplentes.
Antes de chegar a esse ponto, no entanto, a empresa usou a régua de cobrança para executar todas as ações possíveis, mediante cada faixa de atraso.
É aí, então, que entra a segmentação de carteira de inadimplentes. Estratégia adotada pela empresa de cobrança para desenhar um novo plano de ação e, claro, ampliar as chances de ter o dinheiro em caixa.
O objetivo é definir perfis de devedores, agrupando-os por similaridade e desenvolvendo ações específicas para cada grupo, elevando a assertividade e os resultados.
Vejamos alguns exemplos de segmentação da carteira de inadimplentes que pode ser praticada:
- Clientes ativos;
- Ex-clientes;
- Tempo de dívida;
- Acordos quebrados, entre outras opções.
Obviamente que, para um cliente ativo, a cobrança será feita de forma diferente daquela empregada com quem não faz parte desta categoria.
Da mesma forma, pessoas que fizeram um acordo e não conseguiram honrá-lo também precisam de um olhar diferente. Por exemplo, analisar se o número de parcelas não foi menor do que o indicado para caber no bolso do inadimplente.
Gestão de cobrança é essencial para controlar a inadimplência. Inovação também!
A sabedoria popular diz que a prevenção é sempre o melhor caminho. Assim sendo,
cabe ao responsável pela gestão de cobrança fazer a lição de casa, gerenciando a carteira de crédito com eficiência.
Conhecer o perfil dos clientes é imprescindível, mas requer o uso de sistema de cobrança automatizado para ter total visibilidade e controle do ciclo de crédito.
Além da precisão das informações e agilidade, essa ferramenta emite alertas sobre eventuais alterações da situação de risco de cada consumidor ao longo do relacionamento com a empresa.
Dessa forma, a equipe que faz a gestão de cobranças pode antecipar situações críticas e agir proativamente, com base em informações confiáveis sobre o comportamento da carteira.
Ou seja, o sistema de cobrança automatizado garante assertividade nas decisões. Como, por exemplo, aplicar restrições a um determinado grupo que ofereça riscos de inadimplência.
Por outro lado, sem esse conhecimento prévio da carteira de inadimplentes, é praticamente impossível à organização identificar o faturamento mensal e prever o modo como a inadimplência irá pesar nas finanças.
Conhecer o índice de inadimplência, por sua vez, permite entender como os pagamentos pendentes estão causando problemas no caixa organizacional.
Para isso, é importante, por exemplo, identificar os atrasos iguais ou superiores a 90 dias e fazer esse acompanhamento periodicamente e realizar um fechamento mensal. Assim, será possível comparar a evolução do indicador de inadimplência – essencial na gestão da carteira de inadimplentes.
Porque sua empresa precisa de um sistema de cobrança automatizado
O tempo de controle de cobrança manuais ou em planilhas obsoletas ficou para trás. Atualmente, um sistema de cobrança automatizado é a saída para garantir eficiência e rapidez nas atividades do setor.
Sem a automatização não é possível conhecer a carteira de inadimplentes. E esse conhecimento é essencial para garantir:
- Controle contínuo dos inadimplente – em virtude da redução das perdas ligadas à inadimplência, do controle da evolução dos recebimentos, bem como da adoção de práticas especiais quando se detecta atrasos;
- Controle dos atrasos – um software de cobrança informa o total da dívida, o valor não vencido, o valor vencido ( e o tempo de atraso), etc.;
- Redução de Provisão para Devedores Duvidosos (PDD) – com o engajamento antecipado a empresa reduz o seu PDD;
- Diminuição de churn porque, ao oferecer uma experiência positiva aos clientes, a possibilidade de fidelizá-los também é maior.
O INTERSIC é uma solução inteligente para gestão de cobrança que oferece facilidades para otimizar o trabalho de empresas credoras, impulsionar a retenção de clientes, melhorar o relacionamento com as assessorias de cobrança e, consequentemente, trazer resultados positivos.
Com esse sistema automatizado de cobrança é possível monitorar as mudanças de comportamento e de perfil do cliente em tempo real. E mais: analisar variáveis da carteira, bem como fazer levantamentos sobre as carteiras ativas/inativas.
Na prática, isso significa identificar tendências e riscos, traçar cenários para concessão de crédito e otimizar o tempo da equipe de cobrança.
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