Não é de hoje que o ciclo de inadimplência tira o sono de consumidores e empresas.
Um dos motivos para isso, segundo especialistas, é que muitas pessoas fazem acordos com o credor sem o devido planejamento. Ou seja, no final não conseguem honrar o compromisso e o problema vira uma bola de neve interminável.
Para se ter uma ideia do quão grave é essa questão, vejamos alguns números do Raio X da Inadimplência de 2021.
O estudo, realizado pelo Instituto Locomotiva em parceria com a MFM Tecnologia, 877 pessoas responderam um questionário online. Entre elas, 61,80% estavam inadimplentes, sendo que destes, 68% estão na região sudeste.
Cartões de crédito (49%) e bancos/financeiras (45%) são os principais motivos do ciclo de inadimplência. Mas a boa notícia é que a grande maioria de inadimplentes (mais de 80%) deseja quitar suas dívidas – o que não poderia ser diferente, afinal, ter dívidas afetou a qualidade de vida de 61% dos participantes.
Assim, vemos de um lado consumidores devendo e querendo solucionar esse problema. Do outro, empresas que precisam receber o valor de suas vendas.
Contudo, nem sempre esses desejos coincidentes se realizam, porque o cliente pode usar seu dinheiro para outros itens, incluindo novas compras – isso sem contar que o momento atual é especialmente desafiador por conta da pandemia.
O que fazer? A régua de relacionamento e a cobrança automatizada são duas soluções eficientes. Tanto que são tema deste artigo – continue a leitura para saber detalhes.
Entendendo melhor a régua de relacionamento
A régua de relacionamento foi criada para construir um relacionamento sólido e duradouro entre empresa e clientes. Para isso, ela estabelece um conjunto de ações que começam na captação, passando pela nutrição e chegando na fidelização do consumidor.
Para elaborar a régua de relacionamento é preciso conhecer muito bem os produtos/serviços de sua empresa e definir qual o cliente ideal para ele. Depois, é necessário criar ações – usando recursos tecnológicos adequados e integrados – como:
- Captura de leads/cadastros de qualidade;
- Envio de e-mails de relacionamento com agradecimentos, datas comemorativas, etc.;
- Envio de ofertas personalizadas com condições especiais;
- Estabelecimento de estratégias pós-venda, entre outras.
O uso adequado da régua de relacionamento promove benefícios variados. Por exemplo: redução de churn, feedbacks confiáveis, maior assertividade na comunicação, elevação no ROI – Retorno sobre Investimento – dentre outros.
Sem contar que, usando esse recurso, nenhum lead ficará à deriva em sua base – e pronto para ser resgatado pela concorrência.
Régua de cobrança colabora com a redução do ciclo de inadimplência
Antes de tudo, vale lembrar que o ciclo de inadimplência afeta a saúde financeira da organização. Contudo, ele também envolve uma questão delicada: a cobrança de um cliente.
Na prática, isso significa que uma ação de cobrança executada sem o devido cuidado pode levar à perda de um cliente importante. Afinal, ao quitarem as dívidas, as pessoas continuam consumindo – e, melhorando a situação financeira, poderão comprar mais.
Diante disso, é imprescindível manter um bom relacionamento com seu público, mesmo os que estão dentro do ciclo de inadimplência, no momento.
E a régua de cobrança, inspirada na régua de relacionamento, vai ajudar bastante nesse trabalho delicado. Desenvolvida para padronizar e organizar as etapas de cobrança dentro das empresas, ela indica quando, como e de que modo cada fase deve ser realizada.
Na prática, ela ajuda a identificar o melhor momento de cobrança de uma fatura – vencida ou não. Para isso, considera particularidades do negócio e o perfil do cliente.
Assim, cada consumidor tem seu score que revela o nível de confiança de pagamento que ele oferece. Por exemplo, se o consumidor é reincidente no ciclo de inadimplência, ele possui uma nota mais baixa, exigindo critérios específicos para liberar novas vendas – como uma entrada maior.
Como uma régua de cobrança automatizada monitora e evita o ciclo de inadimplência?
A tecnologia vem mudando a maneira de obter pagamentos, agilizando processos e evitando erros. Além do mais, a cobrança automatizada também reduz o número de clientes em atraso.
As vantagens da cobrança digital não param por aí. Veja só:
- Reduz custos e otimiza recursos e humanos – sendo um processo automatizado, a equipe fica com mais tempo para focar na estratégia de negócios. E se for preciso falar com o cliente terá mais tempo para se preparar e dar atenção;
- Elimina erros – controles manuais ou em planilhas obsoletas são passíveis de erro. Por exemplo, uma cobrança pode não ser feita ou um cliente que já pagou pode ser cobrado;
- Melhora a relação entre cliente e empresa – a cobrança automatizada elimina contatos pessoais que acabam por inibir o devedor. Além de evitar que uma palavra mal colocada gere constrangimento;
- Régua de cobrança agiliza o processo – imagine quanto tempo perdido com ligações telefônicas até conseguir falar com a pessoa que está no ciclo de inadimplência – isso se conseguir falar! Com a cobrança automatizada, contudo, a pessoa recebe a mensagem, acompanhada de boleto, por e-mail ou WhatsApp. Assim, podendo resolver a situação com alguns cliques!
Exemplos da régua de relacionamento associada à cobrança automatizada
Para ilustrar o funcionamento da régua de relacionamento, usada em conjunto com a cobrança automatizada, vejamos alguns exemplos – os lembretes podem ser enviados para o e-mail ou para o WhatsApp do consumidor.
Cobrança automatizada preventiva
- Emissão e envio do boleto para o cliente;
- Lembrete de vencimento, 5 dias antes da data;
- Lembrete de pagamento no dia do vencimento;
- Envio de mensagem confirmando o pagamento.
Cobrança automatizada reativa
- Aviso de atraso 1 dia após data de vencimento;
- Aviso de atraso 7 dia após data de vencimento;
- Aviso de atraso 14 dia após data de vencimento;
- Mensagem de áudio notificando a falta de pagamento 30 dias após vencimento;
- 45 dias após o vencimento, iniciar o processo de negativação do pagador.
Interrompa o ciclo de inadimplência com soluções para cobrança automatizada
A MFM é uma empresa de tecnologia especializada em soluções para a área de crédito e cobrança. Com sua expertise nesse tipo de sistemas, desenvolveu três produtos que são referência no mercado:
- Negocia Fácil: plataforma de negociação online white label que é contratada por uma empresa para que seus consumidores inadimplentes consultem suas dívidas e a negociem – diretamente, plataforma muito intuitiva, e com a identidade visual da empresa. Permite realizar negociações de forma parcelada e, no final, o usuário já recebe o boleto por e-mail assim como a visualização da linha digitável em tela.
- Intersic: CRM de cobrança que permite acompanhar toda a base de clientes inadimplentes, atualizadas em tempo real. Integra-se com os principais ERPs do mercado e é customizável. A plataforma emite boletos de acordo com o banco do cliente, mas também faz emissão de boletos registrados e permite configurar as réguas de cobrança, envios de sms e e-mails personalizados automáticos com boletos.
- Negocia Mais: O marketplace da MFM Tecnologia, é uma plataforma online onde os clientes inadimplentes conseguem consultar e realizar acordos de suas dívidas com diversos parceiros em um só lugar.
Evite o ciclo de inadimplência em seus negócios. Conte com o suporte de quem é especialista em cobrança automatizada. Fale com os especialistas da MFM Tecnologia clicando aqui!