Régua de relacionamento e redução da inadimplência. Entenda a relação!

Régua de relacionamento e redução da inadimplência. Entenda a relação!

Não é de hoje que o ciclo de inadimplência tira o sono de consumidores e empresas. 

Um dos motivos para isso, segundo especialistas, é que muitas pessoas fazem acordos com o credor sem o devido planejamento. Ou seja, no final não conseguem honrar o compromisso e o problema vira uma bola de neve interminável.

Para se ter uma ideia do quão grave é essa questão, vejamos alguns números do Raio X da Inadimplência de 2021

O estudo, realizado pelo Instituto Locomotiva em parceria com a MFM Tecnologia, 877 pessoas responderam um questionário online. Entre elas, 61,80% estavam inadimplentes, sendo que destes, 68% estão na região sudeste.

Cartões de crédito (49%) e bancos/financeiras (45%) são os principais motivos do ciclo de inadimplência. Mas a boa notícia é que a grande maioria de inadimplentes (mais de 80%) deseja quitar suas dívidas – o que não poderia ser diferente, afinal, ter dívidas afetou a qualidade de vida de 61% dos participantes. 

Assim, vemos de um lado consumidores devendo e querendo solucionar esse problema. Do outro, empresas que precisam receber o valor de suas vendas.

Contudo, nem sempre esses desejos coincidentes se realizam, porque o cliente pode usar seu dinheiro para outros itens, incluindo novas compras – isso sem contar que o momento atual é especialmente desafiador por conta da pandemia.

O que fazer? A régua de relacionamento e a cobrança automatizada são duas soluções eficientes. Tanto que são tema deste artigo – continue a leitura para saber detalhes.

Entendendo melhor a régua de relacionamento

A régua de relacionamento foi criada para construir um relacionamento sólido e duradouro entre empresa e clientes. Para isso, ela estabelece um conjunto de ações que começam na captação, passando pela nutrição e chegando na fidelização do consumidor.

Para elaborar a régua de relacionamento é preciso conhecer muito bem os produtos/serviços de sua empresa e definir qual o cliente ideal para ele. Depois, é necessário criar ações – usando recursos tecnológicos adequados e integrados – como: 

  • Captura de leads/cadastros de qualidade;
  • Envio de e-mails de relacionamento com agradecimentos, datas comemorativas, etc.;
  • Envio de ofertas personalizadas com condições especiais;
  • Estabelecimento de estratégias pós-venda, entre outras.

O uso adequado da régua de relacionamento promove benefícios variados. Por exemplo: redução de churn, feedbacks confiáveis, maior assertividade na comunicação, elevação no ROI – Retorno sobre Investimento – dentre outros.

Sem contar que, usando esse recurso, nenhum lead ficará à deriva em sua base – e pronto para ser resgatado pela concorrência.

Régua de cobrança colabora com a redução do ciclo de inadimplência 

Antes de tudo, vale lembrar que o ciclo de inadimplência afeta a saúde financeira da organização. Contudo, ele também envolve uma questão delicada:  a cobrança de um cliente.

Na prática, isso significa que uma ação de cobrança executada sem o devido cuidado pode levar à perda de um cliente importante. Afinal, ao quitarem as dívidas, as pessoas continuam consumindo – e, melhorando a situação financeira, poderão comprar mais.

Diante disso, é imprescindível manter um bom relacionamento com seu público, mesmo os que estão dentro do ciclo de inadimplência, no momento.

E a régua de cobrança, inspirada na régua de relacionamento, vai ajudar bastante nesse trabalho delicado. Desenvolvida para padronizar e organizar as etapas de cobrança dentro das empresas, ela indica quando, como e de que modo cada fase deve ser realizada. 

Na prática, ela ajuda a identificar o melhor momento de cobrança de uma fatura – vencida ou não. Para isso, considera particularidades do negócio e o perfil do cliente.

Assim, cada consumidor tem seu score que revela o nível de confiança de pagamento que ele oferece. Por exemplo, se o consumidor é reincidente no ciclo de inadimplência, ele possui uma nota mais baixa, exigindo critérios específicos para liberar novas vendas – como uma entrada maior.

Como uma régua de cobrança automatizada monitora e evita o ciclo de inadimplência?

A tecnologia vem mudando a maneira de obter pagamentos, agilizando processos e evitando erros. Além do mais, a cobrança automatizada também reduz o número de clientes em atraso.

As vantagens da cobrança digital não param por aí. Veja só:

  • Reduz custos e otimiza recursos e humanos – sendo um processo automatizado, a equipe fica com mais tempo para focar na estratégia de negócios. E se for preciso falar com o cliente terá mais tempo para se preparar e dar atenção;
  • Elimina erros – controles manuais ou em planilhas obsoletas são passíveis de erro. Por exemplo, uma cobrança pode não ser feita ou um cliente que já pagou pode ser cobrado;
  • Melhora a relação entre cliente e empresa – a cobrança automatizada elimina contatos pessoais que acabam por inibir o devedor. Além de evitar que uma palavra mal colocada gere constrangimento;
  • Régua de cobrança agiliza o processo – imagine quanto tempo perdido com ligações telefônicas até conseguir falar com a pessoa que está no ciclo de inadimplência – isso se conseguir falar! Com a cobrança automatizada, contudo, a pessoa recebe a mensagem, acompanhada de boleto, por e-mail ou WhatsApp. Assim, podendo resolver a situação com alguns cliques!

Exemplos da régua de relacionamento associada à cobrança automatizada

Para ilustrar o funcionamento da régua de relacionamento, usada em conjunto com a cobrança automatizada, vejamos alguns exemplos – os lembretes podem ser enviados para o e-mail ou para o WhatsApp do consumidor.

Cobrança automatizada preventiva

  1. Emissão e envio do boleto para o cliente;
  2. Lembrete de vencimento, 5 dias antes da data;
  3. Lembrete de pagamento no dia do vencimento;
  4. Envio de mensagem confirmando o pagamento.

Cobrança automatizada reativa

  1. Aviso de atraso 1 dia após data de vencimento;
  2. Aviso de atraso 7 dia após data de vencimento;
  3. Aviso de atraso 14 dia após data de vencimento;
  4. Mensagem de áudio notificando a falta de pagamento 30 dias após vencimento;
  5. 45 dias após o vencimento, iniciar o processo de negativação do pagador.

Interrompa o ciclo de inadimplência com soluções para cobrança automatizada

A MFM é uma empresa de tecnologia especializada em soluções para a área de crédito e cobrança. Com sua expertise nesse tipo de sistemas, desenvolveu três produtos que são referência no mercado:

  • Negocia Fácil: plataforma de negociação online white label que é contratada por uma empresa para que seus consumidores inadimplentes consultem suas dívidas e a negociem –  diretamente, plataforma muito intuitiva, e com a identidade visual da empresa. Permite realizar negociações de forma parcelada e, no final, o usuário já recebe o boleto por e-mail assim como a  visualização da linha digitável em tela.
  • Intersic: CRM de cobrança que permite acompanhar toda a base de clientes inadimplentes, atualizadas em tempo real. Integra-se com os principais ERPs do mercado e é customizável. A plataforma emite boletos de acordo com o banco do cliente, mas também faz emissão de boletos registrados e permite configurar as réguas de cobrança, envios de sms e e-mails personalizados automáticos com boletos.
  • Negocia Mais: O marketplace da MFM Tecnologia, é uma plataforma online onde os clientes inadimplentes conseguem consultar e realizar acordos de suas dívidas com diversos parceiros em um só lugar.

Evite o ciclo de inadimplência em seus negócios. Conte com o suporte de quem é especialista em cobrança automatizada. Fale com os especialistas da MFM Tecnologia clicando aqui!

Navegue por tópicos

Compartilhe via
LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Populares

Receba nossas atualizações

Gostou dos nossos conteúdos e quer receber em primeira mão? Inscreva-se agora em nossa newsletter.