Como reduzir a inadimplência de clientes

Como reduzir a inadimplência de clientes

A inadimplência é (infelizmente) uma das maiores pedras no sapato do mundo empresarial. Uma pesquisa recente mostra que hoje o brasileiro inadimplente deve, em média, três vezes o que ganha, taxa que se agravou nos últimos anos devido ao cenário político-econômico que vivemos no Brasil. A falta de pagamento, além de ser prejudicial para o financeiro da empresa, pode desencadear até mesmo a desistência de consumo, o cancelamento de serviços e entre outras consequências. Confira então algumas práticas que nós listamos para contornar a inadimplência e evitar que ela se torne algo comum para o seu negócio:

Identifique o seu cliente

Apesar da obviedade, muitas vezes o fato de não conhecer o perfil do consumidor pode ser uma predisposição para a inadimplência. Se forem consumidores, por exemplo, faça uma ficha de dados gerais do cliente – não só para identificá-lo como também para oferecer oportunidades como promoções, programas de fidelidade e afins.

Tecnologia ao seu favor

Uma empresa com a tecnologia adequada consegue gerenciar de maneira facilitada suas as áreas corporativas. Com um software de gestão empresarial como o INTERSIC, por exemplo, é possível controlar com rigor os recebimentos ou pagamentos de parcelas. É interessante também ter um sistema de boletos de correio eletrônico para garantir que a conta chegue mais rápido para o cliente, evitar eventuais problemas de logística e minimizar o risco do cliente não receber o boleto ou desconhecer a existência dele.

Formalize contratos

Outra necessidade para qualquer tipo de negócio, e já aplicada em grande parte dos casos, são os contratos. Documentos são acima de tudo a formalização de um acordo que deve ser cumprido por ambas partes, além de serem recursos jurídicos em casos específicos. Peça auxílio para advogados para montá-lo caso ainda não possua um para sua empresa. Essa ferramenta é importante porque quanto maior o risco jurídico, menores as chances do cliente atrasar pagamentos.

Tenha um bom pós-vendas

O pós-vendas é essencial não somente para a reputação e engajamento da empresa – com as pesquisas de satisfação enviadas por email ou por SMS logo após o consumo – como para criar um relacionamento aberto e franco com o cliente. Dias antes do vencimento de faturas, a equipe de cobranças pode ligar perguntando sobre a opinião do cliente em relação ao produto ou serviço, sugerir alternativas caso o mesmo não esteja satisfeito, e claro, reforçar o prazo de pagamento das parcelas. Impressionar o consumidor é uma maneira de fazê-lo tomar uma atitude positiva quanto à empresa!

Saiba o que causou a falta do pagamento

Nem todos os casos de inadimplência tem como causa problemas financeiros do cliente. Às vezes ele não está satisfeito com o serviço, a mercadoria, o atendimento ou a organização da empresa. Conhecer o problema do consumidor mostra o seu interesse em querer ajudá-lo a solucionar o atraso, assim ele não se sente constrangido com a cobrança e deposita confiança na empresa. A parceria cliente-empresa facilita o processo de resolução de dívidas.

Tenha uma boa equipe de cobranças

Bons profissionais proporcionam um atendimento diferenciado para o devedor, o que pode estimular o respeito à empresa e a colaboração do cliente para quitar as dívidas. Com tecnologia adequada e uma equipe treinada, o processo de recuperação de capital será otimizado.

O que achou dessas práticas?

Conte nos comentários como você faz para diminuir a falta de pagamento de sua empresa e não se esqueça de seguir as páginas da MFM no Facebook e no LinkedIn para acompanhar ao nosso feed de notícias.

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