Planejamento de Recuperação de Crédito para 2024: A Importância de Conhecer o Cliente

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de agosto de 2023 (PEIC), 77,4% das famílias brasileiras possuem dívidas, enquanto 30% possuem dívidas em atraso.

Diante destes números que se mantêm em patamar histórico nos últimos anos, empresas de todos os segmentos precisam ter conhecimento sobre o perfil do consumidor e, com isso, podem otimizar as etapas de crédito e cobrança, que muitas vezes envolvem empresas de cobrança terceirizadas.

Neste artigo, traremos informações exclusivas sobre os principais dados que sua empresa precisa ter em mente para realização do planejamento de recuperação de crédito para 2024. Acompanhe!

Por que conhecer o consumidor pode ajudar a prevenir a inadimplência?

Conhecer o consumidor é o primeiro passo para minimizar os impactos dos clientes inadimplentes no negócio.

Isso ajuda as empresas a avaliar e gerenciar o risco de inadimplência, mas também permite que elas adotem uma abordagem mais proativa na prevenção da inadimplência, oferecendo soluções personalizadas e educando os clientes sobre práticas financeiras responsáveis, contribuindo com a saúde financeira de ambos os lados e aumentando o retorno investido em empresas de cobrança.

Veja por que e como sua empresa tem a ganhar ao conhecer melhor o consumidor.

Avaliação de Risco de Crédito

Ao conhecer o histórico de crédito de um consumidor, incluindo seu histórico de pagamentos, dívidas anteriores e score de crédito, as empresas podem avaliar o risco de inadimplência.

Consumidores com históricos de crédito negativos ou baixos scores de crédito podem representar um risco maior para a empresa, e medidas preventivas podem ser tomadas, como oferecer taxas de juros mais altas ou negar o crédito.

Personalização de Ofertas

Conhecer o perfil do consumidor permite que as empresas personalizem suas ofertas de crédito e cobrança web. Isso significa que podem adaptar os termos e condições do empréstimo com base na capacidade financeira e no comportamento de pagamento do cliente, bem como criar sistemas de cobrança mais efetivos, como empresas de cobrança digital para clientes mais adeptos à internet, por exemplo.

Clientes com maior probabilidade de inadimplência podem receber ofertas mais restritivas, enquanto aqueles com históricos de pagamento sólidos podem receber ofertas mais favoráveis.

Educação Financeira

O conhecimento do consumidor também pode ser usado para educar os clientes sobre finanças pessoais, evitando a necessidade de atuar com empresas de cobrança e recuperação de dívidas em grande volume como recuperadora de crédito.

As empresas podem oferecer orientações sobre como gerenciar suas dívidas, orçamento e como evitar a inadimplência. Isso pode ser benéfico para os clientes e pode ajudar a reduzir a probabilidade de inadimplência.

Monitoramento de Comportamento de Pagamento

Ao acompanhar o comportamento de pagamento dos clientes ao longo do tempo, as empresas podem identificar sinais precoces de problemas financeiros.

Se um cliente começar a atrasar os pagamentos ou demonstrar dificuldades financeiras, a empresa pode intervir de maneira proativa, oferecendo soluções de pagamento alternativas em seu sistema de cobranças ou planos de renegociação de dívidas para evitar a inadimplência.

Melhoria dos Processos de Crédito

O conhecimento do consumidor pode ajudar as empresas a aprimorar seus processos de concessão de crédito. Ao analisar os dados históricos, as empresas podem identificar quais tipos de clientes ou situações têm maior probabilidade de resultar em inadimplência e ajustar suas políticas de concessão de crédito em conformidade.

Como conhecer melhor o consumidor?

Muitas vezes, a barreira iminente para conhecer o perfil do consumidor está no fato de que as empresas possuem limitação de recursos para efetivar pesquisas e outras iniciativas que aprofundem o conhecimento sobre os clientes.

Se este é o seu caso, você pode procurar por instituições que ofereçam estes dados estatísticos de forma geral.

Porém, é importante estar atento com a qualidade dessas informações, visto que o planejamento do ano será feito com base nestas informações.

Foi pensando nisso que a MFM Tecnologia, em conjunto com o Instituto Locomotiva, lançou a 5ª edição do Raio X da Inadimplência brasileira, com dados atualizados de mais de 980 entrevistados.

Nesta pesquisa de um importante recuperador de crédito, você vai descobrir quais são as principais origens das dívidas dos consumidores, a expectativa dos devedores em saldá-las, bem como os melhores canais para negociação.

E o melhor, o conteúdo está disponível gratuitamente! Para isso, basta fazer o download para ficar por dentro de todo o material que certamente o ajudará no planejamento 2024!

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