Organizar processo de cobrança aumenta retenção de clientes

Organizar processo de cobrança aumenta retenção de clientes

Confira por que a retenção de clientes é importante para sua empresa e saiba como fazer isso através da organização do processo de cobrança

Instituições credoras têm um processo de cobrança estabelecido, mas não basta defini-lo,
é preciso organizá-lo. Ter esse sistema bem definido colabora para a assertividade em uma das ações mais importantes dentro dessas empresas: a retenção de clientes.

O cenário atual brasileiro faz com que essas instituições tenham que lidar com grande número de inadimplentes. Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, em fevereiro, 61,2% das famílias brasileiras afirmaram ter dívidas. Sem organização, o processo para controlar todas as cobranças pode ser dificultado.

Um processo de cobrança organizado, além de facilitar o trabalho para a própria empresa, aumenta chances de satisfação do cliente com o atendimento e abordagem. Se a cobrança é bem feita, ocorre não só o acerto financeiro, mas também a recuperação do cliente como consumidor do seu produto ou serviço.

Por que a retenção do cliente é importante?

Reter um cliente é, primeiramente, uma forma de manter por perto quem já confia no trabalho da sua marca. Além disso, pesquisas estimam que conquistar um novo consumidor é de 5 a 7 vezes mais caro do que recuperar um existente. Para atrair novas pessoas são necessários investimentos. Novas campanhas comerciais, estratégias de marketing e, consequentemente, novos treinamentos para equipe.

O processo de retenção é também mais rápido que o de conquista. Pensando assim, além da retenção ser um sistema mais prático, é importante considerar que o cliente já conquistado exigiu investimento. Perder o cliente é equivalente a perder todo esse dinheiro.

Como organizar o processo de cobrança?

Pensando na importância de reter clientes e em como esse processo exige um bom planejamento, cada empresa precisa considerar suas especificidades. Quando organizado, o sistema fica mais preciso, ajuda na definição de prazos, além de fazer com que sejam evitados possíveis novos casos de inadimplência.

Checar e analisar custos e dívidas toma tempo e dedicação. Pensar apenas em soluções internas de cobranças pode tirar a empresa de seu verdadeiro foco. A automatização desse sistema é uma boa alternativa para instituições credoras.

Ferramentas automatizadas guardam e organizam as informações necessárias, geram relatórios personalizados e colaboram para a integração das cobranças com os demais processos executados pela instituição. Além disso, o processo também fica mais fácil para o cliente, os prazos mais flexíveis e, consequentemente, ocorre a queda no número de inadimplentes.

Organização melhora a relação com cliente

Se o processo for bem organizado e bem executado, além de todas essas vantagens, sua marca criará uma boa reputação. A partir desse ponto, são os próprios consumidores que vão passar a incentivar o uso da sua marca por outras pessoas.

O desafio dentro do processo é fazer da cobrança uma ação tranquila para a instituição e para o devedor. Você sabe como manter um bom relacionamento com os clientes mesmo no momento dessa abordagem? Confira quais são as formas de cobrança mais efetivas para recuperar os débitos de seus clientes inadimplentes.

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