Marketing, Cobrança digital e experiência do cliente. Entenda a relação!

Marketing, Cobrança digital e experiência do cliente. Entenda a relação!

Com o advento da Era Digital e as novas formas de consumo, a questão em torno da experiência do cliente tornou-se evidente. 

Toda empresa que deseja se consolidar no mercado e manter alto nível de competitividade, passou a demandar uma atenção especial em relação a esse tópico.

Quando falamos sobre cobrança digital não é diferente. Associar estratégias inteligentes com o marketing digital, costuma ser uma fórmula eficiente para estabelecer uma relação saudável com os clientes inadimplentes, e guiá-los rumo à liquidação da dívida.

Para entender melhor, preparamos um conteúdo esclarecedor com o que você precisa saber para compreender a relação entre marketing e cobrança digital. Siga com a leitura. 

Sobre a Cobrança Digital

A importância em torno da presença digital nos dias atuais é tamanha, que poucas são as empresas que se arriscam a manter-se longes dos ambientes online.

Os consumidores passaram a fazer praticamente tudo através da internet. Essa realidade envolve não somente interagir nas redes sociais, mas também abrir conta em banco, fazer compras em mercado e contratar diferentes serviços através de aplicativos ou websites.

Então, se o seu cliente está na internet, nada mais sábio que também que ampliar presença contemplando estes canais. E isso significa não somente concentrar-se em vender, mas também em estabelecer uma relação com o seu público, fidelizá-lo e retê-lo com mais facilidade.

Essa realidade também pode ser aplicada quando falamos sobre os benefícios da cobrança digital. Afinal, é mais fácil alcançar os consumidores através de um SMS, e-mail, redes sociais, que aguardar que ele receba e dê atenção para uma carta enviada pelo correio, por exemplo.

Confira a seguir alguns dos principais benefícios da Cobrança Digital:

Elevação da experiência do cliente

Em primeiro lugar, vale destacar a importância da experiência do cliente ao longo da trajetória que envolve as etapas de uma cobrança digital.

Nesse sentido, empresas que trabalham com cobrança, precisam pensar em estratégias eficientes que desenvolvam um relacionamento baseado na confiança com os seus devedores.

Procurar estabelecer uma comunicação empática e propor negociações personalizadas, de acordo com o perfil e realidade de cada inadimplente, pode ser o diferencial para alcançar números positivos. 

Nunca foi tão necessário humanizar os processos de cobrança e a tecnologia pode ser uma forte aliada nesse sentido, conforme você verá mais adiante.

Redução nas taxas de inadimplência

Abordagens agressivas e desgaste por parte dos operadores que lidam com as cobranças, certamente, não contribuem para que as negociações sejam efetivadas.

Por isso, contar com uma plataforma de negociação online desenvolvida com foco principal na experiência do cliente, pode ser uma solução valiosa, tanto para quem faz a gestão das dívidas, quanto para o cliente. O resultado costuma aparecer na redução das taxas de inadimplência. 

Automatização dos processos de cobrança

Ainda sobre o uso da tecnologia como aliada nos processos de cobrança digital, vale mencionar a importância das automatizações.

Automatização é quando, a partir do uso de uma determinada ferramenta tecnológica, certos processos passam a ser feitos de forma automática, sem a necessidade de um ações manuais.

Por exemplo, o disparo automatizado de e-mails marketing, envios de SMS ou emissão de boletos. As equipes e gestores podem otimizar muito o tempo ao contar com processos automáticos.

Agilidade nas negociações

Negociar uma dívida demanda tempo, tanto por parte do consumidor quanto dos credores.

Soma-se ainda a essa situação, a própria natureza delicada do ato de cobrar. Diante destas circunstâncias, estabelecer processos ágeis torna-se uma necessidade.

Novamente, contar com o apoio da tecnologia pode ser o diferencial para o sucesso. Seja através de um CRM de qualidade ou através de soluções voltadas para que o próprio consumidor tenha controle e fácil acesso a sua dívida, um sistema de cobrança resiliente é capaz de trazer agilidade de forma ímpar às negociações.

Aumento das oportunidades de recuperação de crédito

Empresas que já utilizam diversos canais digitais e ferramentas tecnológicas para oferecer recuperação de crédito e negociações, notaram o impacto positivo que essas ações assumem nos resultados finais, assim como, o aumento das oportunidades.

Em outras palavras, quanto maior for a abrangência desses canais, maior será o alcance ao cliente.

No entanto, é inegável que essas abordagens devem ser feitas de forma estratégica, personalizada e equilibrada.

Relação entre Marketing Digital e a Cobrança Digital

Conforme mencionamos no início, associar o marketing digital com as cobranças, tornou-se uma estratégia eficiente e de alto impacto.

Isso ocorre pois uma das prerrogativas do marketing digital é, justamente, estabelecer um relacionamento de proximidade com o cliente, além de educá-lo sobre determinado assunto ao mesmo tempo em que propõem soluções personalizadas de acordo com o perfil desse cliente e o problema que ele enfrenta.

Dessa forma, ações como: campanhas promocionais, descontos e o oferecimento de conteúdos educativos podem contribuir de forma significativa na dinâmica da cobrança digital.

Quais canais digitais podem ser utilizados?

Interagir nas redes sociais e utilizar programas de mensagens instantâneas através de smartphones são ações que fazem parte da rotina das pessoas por todo o mundo. Você sabia que só no Brasil, há mais desses aparelhos que habitantes? Essa foi a conclusão de um estudo feito pela FGV, em 2021.

Diante deste cenário, investir em abordagens de comunicação através de canais digitais, é uma forma assertiva para estabelecer contato com o público e seguir com as etapas de uma recuperação de crédito ou negociação.

Whatsapp

Os números de brasileiros que utilizam redes sociais ou utilizam formas online de comunicação via smartphone, são impressionantes.

Segundo uma pesquisa do Datafolha feita em 2022, mais de 90% dos brasileiros utilizam o Whatsapp no dia a dia para se comunicar com familiares e amigos.

Isso significa que praticamente todo o seu público está presente nesta plataforma online, o que sugere que explorar a comunicação através desse aplicativo, pode ser uma forma assertiva de abordar os consumidores.

Chatbots

Os chatbots são softwares que utilizam de inteligência artificial para estabelecer diálogos com os usuários de forma online, semelhante a uma conversa que o consumidor teria com um operador humano, por exemplo.

O diferencial aparece na assertividade e na agilidade, já que eles são desenhados e planejados para responder de forma objetiva às eventuais dúvidas.

Investir em chatbots permite que a empresa realoque a mão de obra para outras tarefas mais estratégicas e estabeleça uma comunicação mais fluida com o seu público. 

Além disso, eles eliminam a necessidade de longos minutos de espera para ser atendido e o desgaste por parte dos operadores que até então se ocupavam dessa função.

SMS

Agora que você já conhece os números expressivos sobre a quantidade de brasileiros que possuem smartphone, por que não explorar formas de usar esse dado ao seu favor?

É nesse sentido que o SMS assume-se como uma estratégia interessante. A facilidade com que o usuário pode fazer a leitura da mensagem, certamente, é um fator que contribui para os planos de campanhas de marketing.

E-mails

É possível afirmar que os e-mail passaram a substituir a comunicação através de cartas e correspondências impressas que até então eram trocadas via correios.

Pesquisas de marketing e análises de métricas de abertura de e-mails são comuns e ajudam a empresa a definir quais os melhores dias e horários para envio de newsletters, por exemplo.

Canais Digitais: o caminho para elevar a recuperação de crédito

É inegável a importância referente ao uso dos canais digitais para empresas que trabalham com recuperação de crédito e com negociações de dívidas.

Por outro lado, de nada adianta explorá-los sem uma estratégia definida e sem a associação do marketing digital.

Entender o comportamento do seu público, o perfil dos consumidores e ajudá-los a solucionar o problema, envolve o caminho rumo a resultados positivos e sucesso, para ambos os envolvidos, além de estabelecer uma cobrança digital eficiente e empática.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir o vídeo do Evento On Demand feito pela Chili & MFM Tecnologia. Abordamos justamente, a importância da Cobrança digital e do Marketing e vamos te mostrar como aplicar estratégias assertivas para a redução de inadimplentes.

Assista ao vídeo completo nesse link: https://bit.ly/3TPDIkz

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