5 práticas que você deve implantar em seu setor para garantir uma cobrança mais eficaz e obter uma gestão de clientes assertiva
A situação econômica do país e o desaquecimento de alguns setores resultam no aumento da inadimplência. Ano passado, o Brasil bateu um recorde histórico, com 61 milhões de consumidores inadimplentes, segundo o Serasa. Em meio a tal cenário, a única saída possível é investir em uma gestão de clientes que seja assertiva nas cobranças, mas que também restabeleça a confiança e o relacionamento com o consumidor.
São muitas as razões que podem levar um cliente a atrasar seus pagamentos e nem todas dependem somente dele. O desemprego, por exemplo, é um fator que pega algumas pessoas de surpresa. Pensando nisso, o gestor deve ter o cuidado para não cometer excessos ou agressividades na hora das cobranças. A postura pode afastar ou intimidar os inadimplentes.
Como ter uma gestão de clientes eficaz
1. Comunique-se da maneira correta
Compreender o comportamento do cliente é essencial para uma abordagem mais assertiva. Por exemplo: o que o levou inadimplente a acumular a dívida? Quais opções você pode oferecer para ajudá-lo? As respostas para tais perguntas irão ditar a sua comunicação, que deve oferecer soluções – como pagamento parcelado – e evidenciar que a quitação da dívida é possível apesar das circunstâncias
2. Abra portas para a negociação
Dívidas podem acabar ficando muito caras, especialmente com os juros e taxas. Por isso, é importante diversificar as formas e as parcelas de pagamento de acordo com a situação de cada consumidor. Muitas vezes, o cliente só enxerga que pode quitar os valores quando a empresa oferece novos meios de parcelamento ou redução. Portanto, essa negociação pode ser benéfica para ambas as partes.
3. Deixe os prazos e condições claros
Ser transparente quanto às condições, multas e prazos também é fundamental. Com essas diretrizes, o cliente saberá até quando deve realizar o pagamento e quais são as consequências de não cumpri-lo.
4. Organize o cadastro de clientes
Um cadastro organizado também faz parte de uma gestão de clientes eficaz. Ele permite que a empresa monitore os consumidores e entenda a pontualidade de pagamento que cada um deles apresenta, verificando onde está a dificuldade em manter acordos e prazos. A partir dessa percepção, é possível buscar alternativas que evitem futuras inadimplências.
A empresa também pode identificar quem são os bons pagadores, e oferecer a eles vantagens mantendo o bom relacionamento e incentivando outros a seguirem pelo mesmo caminho
5. Conte com profissionais especializados
Equipes treinadas fazem toda a diferença na hora da cobrança! Saber como lidar com pessoas, conhecer o Código de Defesa do Consumidor e dominar as alternativas possíveis são pontos-chave para conseguir recuperar valores.
INTERSIC: a solução para uma boa gestão de clientes
A MFM TI reúne analistas de processos que conhecem a fundo os problemas de uma operação de cobrança. E foi pensando em uma maneira de encontrar soluções sistêmicas para cada cliente que desenvolvemos o INTERSIC.
Especializada em gestão de cobranças, a ferramenta possui funcionalidades que agem no fluxo completo do processo de recuperação de crédito, facilitando o dia a dia operacional.
Além de ser 100% customizável, o software conta com a Central de Estratégias: uma interface única onde é possível organizar e montar todas as estratégias de cobrança, garantindo um serviço assertivo e bem planejado.
Através dele, são disponibilizados diversos modelos de relatórios e até mesmo um comparativo de performance entre negociadores, o que assegura maior controle sobre produtividade e eficácia. Tudo com base em números reais.
Quer melhorar a gestão de clientes da sua empresa? Confira quais são as formas de cobrança mais efetivas para recuperar os débitos de seus clientes inadimplentes.