Conheça pontos importantes sobre cartão de crédito e saiba como cobrar um cliente inadimplente
Recuperar o crédito concedido a um cliente não é uma tarefa tão simples. Até porque se fosse não teríamos índices tão altos de inadimplência no país. Quando o assunto é cartão de crédito, parece que tudo fica mais complicado. Atrasar uma fatura acarreta a taxação de diversos impostos e encargos que influenciam diretamente o pagamento de futuras contas. É nesse momento que muitos gestores de assessorias de cobranças começam a pensar em como cobrar um cliente de forma assertiva, para gerar resultados concretos.
Para ajudar nessa questão, separamos alguns pontos relevantes que devem ser considerados tanto no planejamento estratégico de recuperação de crédito, quanto no momento da cobrança. Confira!
O que é necessário saber antes da cobrança
A cobrança de clientes que não efetuaram o pagamento do cartão de crédito é similar aos demais tipos de follow up. Mas apesar de ser um processo tão normal quanto outros, esse tipo de cobrança exige atenção em dois pontos.
Um deles é a atualização da sua equipe operacional sobre as novas regras de pagamentos e de juros. A preparação imparcial do seu time pode diminuir a efetividade e os resultados positivos obtidos com a recuperação de crédito. Por exemplo: suponhamos que exista um cliente disposto a pagar uma fatura, mas antes ele quer saber exatamente o que está sendo cobrado e o porquê. Caso seu colaborador não saiba explicar naquele momento, o cliente pode desistir do pagamento.
Nesse ponto nós lembramos que, no começo de junho desse ano, entrou em vigor novas regras sobre algumas taxas do cartão de crédito:
- Percentual mínimo de pagamento definido pela instituição financeira (antes era fixado em 15%)
- Cobrança de encargos limitada à taxa do rotativo, mais multa e juros de mora
O outro ponto importante para uma cobrança mais assertiva é o conhecimento e o entendimento do perfil do inadimplente. Como sabemos, existem diversos tipos de cartões de crédito e, caso sua empresa trabalhe com a recuperação de mais de um tipo, é necessário saber as diferenças de cada um. Esse tipo de informação ajudará sua equipe na abordagem mais correta para determinados perfis de clientes.
Como cobrar um clienteinadimplente
Antes de realizar a cobrança de fato, é necessário organizar e distribuir os contatos para discadores ou operadores. Ainda nesse processo pré-contato, é importante que sua equipe operacional conheça o perfil dos clientes que serão abordados. Um script com informações essenciais à cobrança é uma dica de ouro para se sair bem nesse momento.
Durante o contato, é importante que seus colaboradores sejam persuasivos e ofereçam condições exclusivas de negociação caso o cliente concorde em fechar um acordo naquele instante. Isso aumenta as chances de resultado positivo.
A melhor maneira de garantir a realização assertiva dessas e de outras etapas de cobrança é com o INTERSIC Digital, uma plataforma desenvolvida para suportar todo o processo de recuperação de crédito dos clientes da sua empresa de cobrança. Só ela auxilia tanto na gestão de carteira, quanto no acompanhamento de performance.
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