Cobrança digital: 5 formas para implementar na empresa!

Cobrança digital: 5 formas para implementar na empresa!

Você sabia que a cobrança digital pode te ajudar a ampliar canais e a diminuir a taxa de inadimplência?

Quando falamos de cobrança, dívidas em atraso e contato com devedores, existe sempre um arco delicado em volta destas abordagens. 

Entretanto, é possível que uma instituição desenvolva formas de evitar que essas situações ocorram, por meio da cobrança digital. 

A cobrança digital é uma ótima estratégia para organizações, que deseja trazer mais conforto para o cliente, adotar novos canais e reduzir a falta de pagamento. 

Neste artigo, confira 5 formas de implementar a cobrança digital na prática, para conquistar melhores resultados neste setor! 

Principais vantagens da cobrança digital

Antes de entrar nas formas de adotar um novo serviço de gestão de cobrança, é preciso entender como ele funciona, e quais benefícios traz. 

A cobrança digital é mais uma forma de ampliar os canais de comunicação com o cliente, a fim de diminuir as taxas de inadimplência. 

Dessa forma, é possível viabilizar a adoção de novas estratégias mais alinhadas a necessidades e demandas do cliente em relação a realizar acordos de maneira remota. 

Em relação aos benefícios da cobrança digital, separamos alguns dos principais, pelos quais vale a pena inovar no setor de cobrança, confira:

  • Reduz a inadimplência: os consumidores hoje em dia passam mais tempo online, do que atendendo ligações, por isso, as chances de uma cobrança ficar de lado são muito menores;
  • Envio de lembretes automáticos: com este serviço,  não é preciso ter uma equipe responsável apenas para entrar em contato com os clientes, você pode automatizar lembretes.
  • Elevar o relacionamento com a marca: os clientes preferem negociar diretamente com as empresas credoras em vez de terceiras de cobrança, e por canais específicos, como whatsapp, SMS e e-mail, isso é possível com a cobrança digital, visto que ela permite a personalização do serviço com a identidade da marca e a ampliação dos canais de contato. 
  • Agilidade para cobrar e receber: quando o cliente recebe sua cobrança com antecedência, há maiores chances de este se organizar e pagar com mais agilidade.

5 formas de implementar um serviço de gestão de cobrança digital 

A seguir, veja as 5 formas de implementar um novo serviço de gestão de cobrança digital, para organizações: 

1- Compreender estratégias e gestão de dados

Em primeiro lugar, para implementar a cobrança digital, é necessário compreender a estratégia e gestão de dados da instituição. 

A gestão de dados efetiva dos devedores é de fundamental importância para que a cobrança digital seja adotada com sucesso.

Por isso, é fundamental que se conheça a estratégia de negócio da corporação, e como seus dados vêm sendo armazenados e gerenciados.

Caso seja necessário, dentro deste cenário, realizar mudanças estruturais, para melhorar a organização, pense em como isso poderia ser feito, com a cobrança digital.

2- Analisar o modelo de negócio

Outro ponto de extrema importância, é a análise do modelo de negócio. Para isso, é preciso pensar em quais serviços/produtos você está oferecendo. 

Quem são seus clientes em potencial? Onde eles estão? Quais plataformas eles a acessam regularmente?

Essas são perguntas relativamente simples, mas que são capazes de te guiar para uma estratégia valiosa de cobrança digital. 

Afinal, embora essa seja uma excelente ferramenta, nem sempre ela poderá ser aplicada da mesma forma para todos os consumidores. 

Nesse sentido, ao analisar seu modelo de negócio, é hora de conhecer os canais digitais mais utilizados para implementar a cobrança digital.

3- A escolha do canal digital mais apropriado

Como já citamos, é essencial conhecer o seu público, tanto para implementar, quanto para escolher um canal digital para automatizar o processo de cobrança. 

De acordo com a pesquisa Raio X da Inadimplência Brasileira, realizada em 2021 pelo Instituto Locomotiva em parceria com a MFM Tecnologia, os canais preferidos pelos inadimplentes são E-mail e Whatsapp, empatados com 38%, sendo que, para as pessoas acima de 50 anos de idade, está o e-mail e para pessoas de até 29 anos, o WhatsApp é o meio preferido. No entanto, hoje é possível encontrar o consumidor em outras plataformas. 

Outro canal de comunicação interessante, é o portal de negociação da própria empresa, que deve ser fácil de utilizar, e intuitivo. A empresa pode investir em um serviço modelo white label, que traz toda a identidade da marca, dando a sensação de que o cliente está negociando com a própria empresa, já que esta é a preferência de 80% dos inadimplentes de acordo com a pesquisa Raio X.

Por fim, é possível adotar um chatbot, para negociar e enviar informações sobre cobranças para clientes.

4- Adotar a gestão baseada em dados

Os dados estão por toda parte. E se você deseja ter sucesso na gestão de cobrança, pensar em dados é indispensável. 

Atualmente, existe o conceito do data driven, que auxilia empresas na tomada de decisões estratégicas, com base em dados e informações reais. 

É importante destacar, que o data driven reúne grandes tecnologias, como Big Data, inteligência artificial (IA) e machine learning. 

Essas tecnologias juntas, são capazes de trazer ainda mais eficiência para sua cobrança digital. Mas, como aplicar?

Uma das aplicações do data driven aplicado a área de cobrança pode auxiliar a ampliar o perfil do consumidor inadimplente e seus hábitos de compras, para que assim a abordagem seja mais eficiente. 

Além disso, através destes dados, é possível acompanhar todo o progresso de clientes, a fim de buscar estratégias para evitar a falta de pagamentos.

5- Avaliar requisitos técnicos da empresa

A cobrança digital é uma ferramenta poderosa, isso nós já sabemos, mas toda empresa está preparada para sua implementação?

Ao pensar em implementar, qualquer inovação, é fundamental considerar os recursos atuais da organização, tanto em ferramentas como sistema de cobrança, quanto em tecnologias e equipes. 

Além disso, toda a cultura da empresa está alinhada com os meios de comunicação digital? A estrutura técnica também deve ser considerada, se a corporação possui tecnologias como ERP ou CRMs de cobrança, para receber e enviar dados úteis para o novo recurso. 

É hora de começar a implementar a cobrança digital!

Não há como negar que a cobrança digital oferece uma série de benefícios para todos os tipos de organizações. Seja para aumentar os pagamentos, ou reduzir custos na operação de cobranças. 

Se você quer implementar a cobrança digital, mas ainda precisa de recursos tecnológicos para completar seu setor, conte com as nossas soluções.

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