Cobrança digital e Geração Z: desafios e soluções

Cobrança digital e Geração Z: desafios e soluções

A Geração Z, composta por pessoas nascidas entre meados de 1997 e 2010, é a primeira geração verdadeiramente nativa digital. Crescendo em um mundo repleto de tecnologia, ela está constantemente conectada e tem um relacionamento muito próximo com dispositivos móveis e plataformas digitais.

Com uma preferência por interações rápidas e personalizadas, a Geração Z apresenta um conjunto de desafios para empresas credoras, especialmente na área de cobrança digital. Entender suas expectativas e comportamentos é essencial para desenvolver estratégias cada vez mais eficazes nesse ramo.

Por isso, listamos aqui alguns desafios e possíveis soluções para os negócios que querem se aproximar ainda mais desse público e construir relações duradouras, que podem ser amplamente beneficiadas pelos serviços da MFM Tecnologia. Confira!

 

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Desafio 1: expectativas elevadas de experiência do usuário

A Geração Z é conhecida por suas altas expectativas em relação à experiência do usuário – o famoso UX, sigla bastante difundida nas redes sociais. Sendo assim, eles demandam interfaces intuitivas, processos simplificados e respostas rápidas em cada interação com marcas de todos os nichos.

Em outras palavras, qualquer obstáculo ou complicação pode resultar em frustração e, consequentemente, no abandono de um processo de pagamento, especialmente no caso de cobranças digitais.

 

Solução: design de interface otimizado

Para atender a essas expectativas, devemos investir em design de interface otimizado. Por isso, plataformas de cobrança digital pensadas para a Geração Z devem ser intuitivas e fáceis de navegar.

Além disso, implementar feedbacks visuais e simplificar formulários pode reduzir o atrito e aumentar a taxa de sucesso nos pagamentos, uma métrica essencial para as empresas credoras que buscam recuperar crédito.

 

Desafio 2: preferência por canais de comunicação digitais

A Geração Z prefere se comunicar através de canais digitais, como redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mails. Métodos tradicionais de cobrança, como as ligações telefônicas, não são bem recebidos por essa geração, que valoriza a conveniência e rapidez das comunicações.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pela Capterra e noticiada pelo Valor Econômico, quase 40% da Geração Z troca buscadores de informação, como o Google, por plataformas como TikTok, Instagram e YouTube.

Ou seja, isso evidencia a necessidade de estudar o comportamento desse público e esses canais para desenvolver uma estratégia de comunicação que seja efetiva.

 

Solução: multicanalidade integrada

Adotar uma abordagem multicanal é essencial em todas as etapas de uma negociação de dívidas. Sendo assim, utilizar chatbots, mensagens instantâneas e notificações por e-mail, além de marcar presença nas redes sociais, pode melhorar significativamente a eficácia das cobranças.

Hiperpersonalizar as comunicações com base nas preferências e comportamentos individuais dos clientes também pode aumentar o engajamento e as taxas de pagamento.

E isso, de acordo com estudo feito pela McKinsey & Company, em 2021, é essencial: cerca de 76% dos consumidores esperam interações personalizadas da empresa que está vendendo um produto ou serviço.

 

Desafio 3: sensibilidade à privacidade e segurança

A Geração Z é altamente consciente sobre privacidade e segurança digital. Qualquer indício de vulnerabilidade pode desencorajar pagamentos e gerar desconfiança.

Por isso, garantir a segurança dos dados é um desafio constante que exige soluções robustas e atualizadas. Seguir à risca a LGPD e estar por dentro das melhores e mais tecnológicas práticas de segurança é imprescindível.

 

Solução: protocolos mais rígidos de segurança

Implementar protocolos rígidos de segurança, como criptografia de ponta a ponta, é fundamental para ganhar a confiança da Geração Z. Além disso, a transparência sobre as medidas de segurança e a proteção de dados pessoais deve ser comunicada claramente aos clientes, reforçando a confiabilidade da plataforma de negociação digital.

 

Como os serviços da MFM tecnologia podem ajudar?

A MFM Tecnologia, com as plataformas de cobrança digital Negocia Fácil e Negocia Mais, está preparada para enfrentar esses desafios e aprimorar estratégias voltadas para a Geração Z.

O Negocia Fácil oferece uma interface amigável e intuitiva para cada cliente credor, atendendo às expectativas de UX dessa geração. Com processos simplificados e uma navegação clara, os devedores podem negociar de forma rápida e sem complicações – tudo isso 24 horas por dia e 7 dias por semana, quando for mais conveniente.

Ao acertar pendências no Negocia Fácil, nossa plataforma white label, os devedores de nossos parceiros entram em nosso fluxo de comunicações eficiente, por meio de campanhas digitais que visam reforçar o que foi acordado no processo de negociação da dívida.

O mesmo ocorre com os usuários do Negocia Mais, o marketplace de cobrança digital desenvolvido pela MFM Tecnologia, que possibilita uma negociação ainda mais rápida para colocar em dia dívidas de diversas empresas credoras ao mesmo tempo.

Ambas as plataformas têm um compromisso sério com a segurança de dados. Além disso, usam recursos de inteligência artificial, com base na análise de dados, para oferecer propostas que realmente condizem com o perfil dos devedores e estão adequadas às suas realidades e comportamentos financeiros.

Fale com um de nossos especialistas para saber como estas soluções podem alavancar o seu negócio: https://www.mfmtecnologia.com.br/.

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