A transformação digital está revolucionando a forma como nos relacionamos com o mundo. E essa mudança vai desde a nossa comunicação, que ficou muito mais facilitada com tantos aplicativos de mensagens disponíveis, até as atividades diárias. Nesse cenário, a cobrança digital está cada vez mais comum.
Com tantas ferramentas tecnológicas e facilidades em nosso dia a dia, o perfil do consumidor também mudou.
Consumidor 5.0
O novo perfil do consumidor, ou o consumidor 5.0, é aquele que está ultraconectado e que usa as ferramentas tecnológicas não só para fazer compras, como também para solucionar as questões do dia a dia.
Por exemplo, se antes precisávamos enfrentar filas nos bancos para resolver pendências ou pagar boletos, hoje, com alguns toques em uma tela de celular, as nossas questões estão resolvidas! É isso que o consumidor 5.0 busca: simplicidade nos processos.
Como o perfil do consumidor impacta o setor de cobrança
Nós sabemos que cobrar clientes inadimplentes é um desafio para qualquer empresa. Muitas vezes, inclusive, o contato com a pessoa inadimplente é muito difícil, já que as situações de cobrança sempre são delicadas.
Nesse sentido, utilizar as ferramentas digitais, como SMS, e-mail, WhatsApp ou URA, pode tornar o processo de cobrança mais impessoal e menos burocrático, aumentando as chances de solucionar a inadimplência.
Consumidor 5.0 e a cobrança digital
Para adequar o processo de cobrança à nova forma como as pessoas têm se relacionado com o mundo, a partir da revolução digital é preciso considerar essa mudança de perspectiva em relação aos novos meios de comunicação.
Uma maneira de fazer isso é investir na cobrança digital, que vai muito além dos sistemas de cobrança tradicionais. As soluções mais modernas do setor ajudam as empresas a fazerem toda a gestão de cobrança do negócio.
Assim, a empresa mantém o controle de todos os processos financeiros, sabendo exatamente quais são os valores a receber.
Vantagens da cobrança digital
Contar com sistemas de cobrança digital é uma grande tendência no mercado, e isso vem trazendo diversas vantagens para as empresas que adotam esses sistemas. Acompanhe algumas delas!
1. Automatização de processos
Desenvolver uma estratégia de régua de cobrança é muito importante para evitar a inadimplência. Assim, o consumidor consegue ser notificado antes do vencimento da sua conta, do boleto ou da fatura.
As soluções de cobrança digital automatizam esse processo, garantindo que a régua de cobrança seja aplicada e efetiva durante a experiência do consumidor.
2. Economia e redução da inadimplência
Quando se adota um sistema de cobrança, a empresa pode realocar seus esforços e investimentos para outras áreas, como, por exemplo, para vendas e prospecção de clientes.
Além disso, a eficiência dos sistemas digitais é muito maior no setor de cobrança. Assim, os resultados da empresa podem melhorar como um todo.
3. Possibilidade de inovação
Disponibilizar menor quantidade de tempo para solucionar processos financeiros faz com que haja mais horas para planejar estratégias e inovações para o seu negócio.
4. Utilizar os canais preferidos pelos clientes
Segundo o e-book Raio X dos brasileiros em situação de inadimplência, da MFM, entre os canais mais indicados para pessoas acima de 50 anos de idade, direcionados a informá-las sobre os débitos, está o e-mail. Já para pessoas de até 29 anos, o WhatsApp é o meio preferido.
Atualmente, já temos esses dados que demonstram quais são os canais mais indicados para o processo de cobrança. Com os sistemas de cobrança digital, é possível utilizá-los para tornar o relacionamento com o cliente mais fluido.
Soluções digitais para o setor de cobrança
Agora que você conheceu as principais vantagens de utilizar sistemas de cobrança digital, já deve ter compreendido porque eles estão se tornando cada vez mais comuns.
Entre eles, uma solução do setor que é bem indicada são aquelas que oferecem autonomia para o consumidor no processo de negociar a sua dívida.
O Negocia Fácil, por exemplo, é uma solução de cobrança digital da MFM. Na nossa plataforma digital, o cliente consegue fazer todo o processo de negociação da sua dívida e, ao final, já recebe o seu boleto ou linha digitável para o pagamento.
Um grande diferencial da solução é que a plataforma é personalizável. Sendo assim, o consumidor tem a experiência de estar negociando diretamente com a empresa para a qual está devendo.
Quanto mais positiva e menos burocrática for a negociação, maiores as chances de solucionar a inadimplência.
A tecnologia como aliada!
Não temos como voltar atrás, a transformação digital tem modificado todos os setores da nossa vida. Por isso, aposte nessa tendência e transforme o modo como a sua empresa faz a gestão de cobrança!
Fale com um de nossos especialistas e aproveite as vantagens da cobrança digital!