Classificar títulos de dívidas de clientes inadimplentes em grandes empresas é um processo complexo que exige muita organização do setor de cobranças, pois o volume de dados é elevadíssimo. Por esta razão, se faz necessário o uso de recursos capazes de otimizar esta tarefa. Por isso, vamos explicar sobre a elaboração de uma Aging List e como ela pode auxiliar no controle da inadimplência.
Basicamente, esta ferramenta, no setor de cobrança, ajuda a categorizar a massa de devedores.
Neste artigo, vamos te mostrar como este recurso pode auxiliar uma empresa a instaurar um processo de cobrança humanizado.
Boa Leitura!
Aging List na Cobrança
Assim como o fluxo de caixa, a Aging List (lista de envelhecimento) tem como objetivo apresentar o saldo monetário de uma empresa dentro de um intervalo de tempo.
Contudo, a descrição de suas informações é mais detalhada e complexa. Além de ordenar dados sobre os clientes devedores e informações específicas de títulos vencidos, é possível organizar informes como títulos a pagar e lista de fornecedores.
O propósito desta ferramenta é categorizar dívidas estagnadas de forma cronológica. Desta maneira, é possível identificar os títulos de débitos mais antigos e o período em que eles mais se acumulam.
A sistematização destes dados pode auxiliar profissionais do setor de cobranças a tomarem decisões mais criteriosas em relação aos métodos e técnicas utilizadas para o controle da inadimplência.
É importante lembrar que este recurso precisa de constante atualização para que ele se torne uma base de análise segura para a área de cobrança.
Como montar uma Aging List?
Dependendo da situação financeira da empresa e das táticas aplicadas pelo setor de cobranças, os dados da Aging List podem variar um pouco.
Mas, há algumas informações básicas que são relevantes são comuns como:
- A categoria do título (receber | a pagar);
- Prazos de pagamento e vencimento;
- Valores e taxas de juros;
- Dados dos clientes ou fornecedores;
- Separação por grupos (não pagos, a vencer, 30, 60, 90 dias…)
Os prazos de pagamento e vencimento, principalmente dos clientes que fizeram compras parceladas, são essenciais para construir uma linha do tempo que mostrará as dívidas mais antigas.
Com uma visão panorâmica dessas informações, será mais simples analisar os casos que precisam de mais atenção e definir estratégias assertivas.
Além disso, é possível estipular um score que indicará o “grau de inadimplência” dos seus consumidores. Em outras palavras, você saberá quais os clientes têm as maiores dívidas e quais possuem pequenos débitos.
Com essas informações em mãos, ficará mais fácil para sua equipe de gestão de cobrança executar suas funções de forma mais estratégica.
Confira agora algumas dicas que podem auxiliar sua equipe no momento de entrar em contato com os inadimplentes e conseguir fazer acordos de sucesso.
Qual a melhor forma de realizar a cobrança?
Antes de tudo, é preciso lembrar que os métodos que uma empresa escolhe no momento de recuperar os prejuízos de dívidas acumuladas podem afetar, de forma positiva ou não, a relação com os clientes.
Uma das melhores formas de realizar a cobrança é saber por qual canal o devedor prefere ser contatado. A pesquisa Raio-x da Inadimplência Brasileira e Impactos na Gestão de Cobrança realizada em 2021 pelo Instituto Locomotiva em parceria com a MFM, mostram que 38% dos inadimplentes preferem ser contatados por E-mail e Whatsapp sendo 52% destes que possuem 50 anos ou mais preferem E-mail e 51% com até 29 anos preferem Whatsapp..
O Atendimento Omnichannel, por exemplo, é uma operação que está sendo instaurada em várias empresas na tentativa de acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor. Integrar os canais online e offline possibilita que o cliente interaja e resolva problemas pelos meios que lhe forem mais confortáveis.
Por esse motivo, mapear o comportamento e jornada do consumidor se tornou uma etapa fundamental dentro das funções na área de cobrança. Priorizar e estudar os meios de maior preferência, adequar a linguagem e eliminar os obstáculos que podem estar impedindo a fluidez das negociações podem influenciar nos resultados do setor.
Benefícios da Cobrança Humanizada
Vimos até o momento que a Aging List é um recurso que acrescenta informações para o fluxo de caixa de forma sistematizada. Além disso, ela auxilia no planejamento de uma régua de cobranças mais eficiente para reaver as dívidas.
Tudo isso levando em consideração a preservação do relacionamento entre cliente e empresa. Por isso, podemos dizer que essa ferramenta possibilita um processo de cobrança mais humanizado.
Confira agora os principais benefícios que a elaboração de uma Aging List pode proporcionar para uma empresa:
- Aprimoramento do controle financeiro por meio de dados detalhados de todas as entradas e saídas do fluxo de caixa.
- Maior organização do setor de cobrança. Com informações sistematizadas é possível identificar e recuperar dívidas esquecidas.
- Análise mais apurada dos prejuízos causados pela inadimplência.
- Categorização dos clientes de acordo com o nível de débitos (score).
- Identificação de falhas no planejamento dos métodos definidos para entrar em contato com os consumidores.
- Aplicação de uma régua de cobrança mais eficaz pela equipe deste setor.
- Possibilidade de traçar estratégias e aplicar técnicas mais inteligentes de negociação.
- Oportunidade de restabelecer o relacionamento com o cliente e garantir futuras vendas.
Além disso, a Aging List também fornece feedbacks valiosos para a área de crédito e vendas que interferem no momento de vender ou conferir créditos para os clientes negativados.
Por esses motivos, empresas com uma cartela extensa de clientes precisam garantir que sua equipe seja capaz de coletar e organizar informações que serão fundamentais no pós-venda.
Dados demográficos já não estão sendo suficientes para suprir as necessidades da área de cobranças que influencia diretamente na saúde financeira do empreendimento.
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