Em um passado, não muito distante, o atendente de call center era o único responsável por contatar um inadimplente e mostrar a ele soluções possíveis para sua dívida. No entanto, nos dias de hoje essa ação não é mais unicamente executada por um ser humano. Os tempos mudaram e a revolução digital também chegou à cobrança, tornando-a simples, rápida e eficaz.
De acordo com a pesquisa Desafios e Tendências do Ciclo de Crédito na Era da Inovação Financeira, realizada pelo o Instituto Locomotiva, em parceria com o Negocia Fácil, serviço de cobrança digital, e o CMS, 68% das companhias já utilizam modelos mistos em sua cobrança, ou seja, mesclam o digital com métodos tradicionais.
Além disso, o levantamento traz dados que enfatizam os dois lados da moeda. Enquanto apenas 18% das companhias do setor ainda usufruem somente de métodos tradicionais para acionar o devedor, 10% delas investem só no digital. No entanto, e a opinião do consumidor? O que os 63 milhões de inadimplentes (segundo dados do Serasa) preferem no momento de quitar seus débitos?
A análise da pesquisa ressalta que 50% dos inadimplentes preferem a cobrança digital, 41% deles gostam de ambos os métodos, pois acreditam que se complementam e unicamente 6% optam por metodologias tradicionais. Cenário este que confirma a evolução do consumidor, agora mais bem informado e com preferências ao digital.
Hoje o devedor quer economizar seu tempo, além de ter praticidade e rapidez para solucionar seus problemas, afinal estão acostumados a realizar “tudo” em alguns cliques. Para acompanhar esta evolução o serviço digital da MFM TI, o Negocia Fácil, criou a metodologia Neo Collect. Com estratégias H2H planejadas através de inteligência artificial, o serviço traz opções on-line ao inadimplente para solucionar a sua dívida onde e quando quiser. Através desta metodologia, o Negocia Fácil já realizou mais de 5,4 milhões de acordos e arrecadou R$ 300 milhões, resultado este que enfatiza positivamente a utilização das novas tecnologias no setor.