5 práticas para motivar sua equipe de cobranças

5 práticas para motivar sua equipe de cobranças

A equipe de cobranças pode influenciar diretamente nos resultados de uma empresa. Afinal, o sucesso corporativo não depende somente de um bom plano estratégico, metas bem-definidas ou um time de vendas eficaz – mas também de um setor de cobrança focado e que contribua ao máximo para a balança financeira da empresa. Por isso, manter a equipe de call-center motivada é essencial. Confira 5 práticas do cotidiano que podem estimular a performance da sua equipe de cobranças.

1. Comunicação transparente

Em qualquer relação de trabalho, é preciso estabelecer uma comunicação clara e transparente. Diversas pesquisas apontam que a falta de comunicação é o principal motivo para o fracasso de várias atividades profissionais. Logo, o RH não deve ser o único a cultivar o equilíbrio entre os colaboradores da empresa. A comunicação é responsável não somente por transmitir mensagens precisas, como também permitir que a rotina de trabalho seja entendida e aprimorada. 

2. Ofereça a tecnologia necessária

Uma equipe de cobranças precisa de ferramentas e/ou treinamentos específicos para a execução de tarefas. Caso esse material não seja o suficiente, os funcionários se sentirão deslocados ou incapazes de realizarem seus serviços. Invista no que for preciso para qualificar sua equipe, e facilite o trabalho do call-center considerando diferentes soluções, que facilitem o contato com os devedores, como o caso de um software personalizado de cobranças, ferramentas que agem no fluxo completo do processo de recuperação de crédito, facilitando o dia a dia da operação.

3. Estabeleça metas com parcimônia

Faz parte da gestão do call-center estabelecer metas, conferir o andamento das atividades e interferir quando necessário. No entanto, o processo de cobranças já é algo delicado tanto para o devedor quanto para o funcionário. Por isso, cobrar metas é protocolo mas não deve ser motivo de pressão para o colaborador. Uma conversa séria e equilibrada com a equipe de cobranças, principalmente quando os resultados estão insatisfatórios, será mais valiosa do que deixá-los transtornados com o baixo desempenho.

4. Feedbacks

A performance de sua equipe melhora na medida em que os colaboradores ficam cientes do que precisam aprimorar ou manter em prática nos seus serviços. Funcionários gostam de ouvir elogios quando alcançam metas – por isso, mesmo que em empresas grandes isso seja mais difícil, é interessante reservar um dia ou horário em um determinado período de tempo para conversar individualmente com membros da equipe. O feedback não somente será lembrado por mais tempo, como o desempenho pode aumentar mais rápido.

5. Faça campanhas de integração

 O RH deve atuar em peso: celebrar datas comemorativas, estabelecer dias de integração e socialização entre setores (aniversariantes do mês ou casual fridays), premiações e campanhas motivacionais sempre ajudam a harmonizar uma equipe sobrecarregada como a de cobranças. Use a criatividade e a empatia nessas ações e você verá funcionários mais calmos e motivados para trabalhar!

E você, como mantém sua equipe de cobranças motivada? Comente aqui abaixo! Não deixe também de seguir a MFM TI no Facebook e no LinkedIn para mais conteúdos exclusivos sobre finanças e tecnologia.

Navegue por tópicos

Compartilhe via
LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Populares

Receba nossas atualizações

Gostou dos nossos conteúdos e quer receber em primeira mão? Inscreva-se agora em nossa newsletter.