Após a pandemia provocada pela COVID-19, o mundo testemunhou diversas mudanças nas dinâmicas da vida e, certamente, a questão do endividamento (por consequência cobrança de dívidas) e o aspecto econômico (mercado) foram os muito afetados.
Em relação às pessoas jurídicas, o cenário foi impactante, devido ao aumento do número de clientes que não puderam honrar com seus deveres de pagamentos, ou seja, elevou de modo significativo o número de “dívidas incobráveis”.
Se antes desse evento os gestores financeiros, e em especial o CFO, já tinham preocupações com o risco ocasionado pela falta de pagamentos dos clientes, agora essa questão torna-se ainda mais urgente. Isso porque o cenário pós-pandêmico não reagiu e não está muito diferente do vivenciado no auge da crise econômica durante a disseminação dessa doença.
Pensando nisso tudo, preparamos um conteúdo com 4 estratégias de CFO para mitigar dívidas incobráveis. Prossiga com a leitura e entenda como estabelecer uma gestão de cobrança eficiente pode ajudar a mitigar o risco de não recebimento nos negócios.
O risco de não recebimento é a maior ameaça
Definitivamente, o risco em relação ao recebimento dos pagamentos configura-se como uma das maiores ameaças para toda e qualquer empresa. Ainda, quando o CFO subestima essa questão e não confere atenção adequada, são várias as consequências negativas que podem ser desencadeadas, como por exemplo:
- interpretação equivocada do fluxo de caixa presente e futuro;
- risco de crédito;
- perda de oportunidades de investimentos;
- aumento relevante da quantidade de clientes inadimplentes;
- risco de falência e quebra da empresa.
Por isso, sobretudo, tenha em mente: saber lidar com a situação referente à cobrança de dívidas é ótimo, mas mitigar as chances de ela acontecer é ainda mais importante.
Portanto, a estratégia aqui é focar em uma gestão eficiente que esteja preparada para diminuir os riscos da falta de pagamento e não somente agir após o aumento das ocorrências.
Os CFOs devem implementar verificações de crédito de integração rigorosas
Uma estratégia que costuma provocar resultados positivos refere-se à implementação de verificações de crédito de integração rigorosas. Isso significa planejar cenários específicos e gerenciamento proativo de caixa.
Tais medidas ajudam a reduzir o risco do recebimento no estágio de integração do cliente.
Mas como isso pode ser feito na prática? Com a ajuda de uma solução sistêmica eficiente executa-se uma verificação detalhada de crédito em relação ao cliente.
Assim, procede-se uma análise cuidadosa sobre as referências dele e o seu potencial em seguir com o cronograma de pagamentos.
A diversificação pode reduzir a inadimplência
Geralmente, empresas que oferecem uma ampla variedade de produtos e serviços ou que atuam com diferentes setores, estão melhores posicionadas para lidar com futuros riscos significativos de pagamento.
Isso ocorre pois, nesse caso, conta-se com uma base de clientes de diferentes perfis e tipos e o resultado é que muitos deles não são de alto risco, em relação aos recebíveis, provocando uma diluição nos índices de inadimplência.
Portanto, a dica aqui é: quanto maior a quantidade de clientes e o estabelecimento de perfis diversificados em sua carteira, menores serão as taxas referentes ao risco de falta de pagamento
O seguro pode proteger contra riscos de pagamento
Muitas vezes subestimado ou menosprezado, o seguro é uma ferramenta importante em relação ao risco de pagamento e insolvência. Nesse sentido, o seguro de crédito comercial, em particular, protege as empresas em casos de não recebimento ou atrasos.
O cenário que se estabelece ao contar com um seguro de crédito é de uma empresa protegida contra riscos comerciais, políticos e aqueles que estão além do seu controle, tal como a recente pandemia da COVID-19.
Por outro lado, apenas contratar e manter o seguro não é o suficiente. É preciso que os gestores financeiros trabalhem em estreita colaboração com as seguradoras e que estas tenham lastros confiáveis, se possível de primeira linha.
Ampliação de canais de cobrança
A abordagem proativa é um atributo fundamental na cobrança de dívidas e no estabelecimento de uma gestão eficiente, que pode ser verificado através da ampliação dos canais que efetuam tais cobranças.
Na prática, você pode considerar contar com serviços ou softwares de cobrança eficientes e robustos para elevar a recuperação de crédito.
As vantagens de contar com uma solução sistêmica
Esse tipo de solução tecnológica não somente facilita a vida do inadimplente, já que ele possui controle sobre o seu histórico e pode realizar as negociações e emissão das ordens de pagamentos através do próprio sistema, como também do próprio CFO.
Através de insights colhidos com as informações organizadas e armazenadas nessa plataforma, é possível que o CFO e gestores construam um mapa detalhado e unificado frente aos riscos dos recebíveis de toda a base de clientes, além de poderem acompanhar e estudar a pontualidade dos pagamentos. Baseando-se nestas informações, o CFO para traçar estratégias distintas para mitigar ainda mais o seu risco de inadimplência.
Sobretudo, com os avanços da tecnologia, manter presença em todas as plataformas para proceder a cobrança de dívidas tornou-se indispensável, até mesmo porque o custo também não se eleva de maneira tão significativa.
Além disso, pensar em formas que facilitem a experiência do cliente para proceder com os pagamentos e acompanhar a sua situação, aumenta as chances de quitação da dívida.
MFM: soluções sistêmicas para área de crédito e cobranças
Analisar o comportamento do cliente, gerenciar uma grande base de registros e identificar os clientes que oferecem maiores riscos, pode ser um verdadeiro desafio. Por isso a MFM aparece como uma solução valiosa referente à cobrança de dívidas.
Nossos softwares foram desenvolvidos, justamente, para te ajudar nessa tarefa. Através dos nossos serviços e soluções, é possível conhecer a dívida e o devedor, segmentar e aplicar estratégias específicas além de disponibilizar uma plataforma segura para o cliente negociar e ter acesso à dívida, a qualquer momento.
Um CFO precisa unir tecnologia, liderança, gestão de processos, experiência e comunicação para tomar as melhores decisões. Estamos prontos para te apoiar em relação ao suporte operacional e estratégico.
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