Os colaboradores da MFM TI tiveram uma imersão de três dias em um workshop sobre Design Thinking. A experiência disruptiva foi uma iniciativa da gerente de Produtos Aline Guedes, garantindo ao time uma transformação no modo de trabalhar, além de possibilitar uma visão com maior clareza dos métodos usados no cotidiano, para resoluções de problemas dentro da companhia.
Com insights e ideias para abordar novas barreiras, o workshop tratou sobre a análise de conhecimento e propostas para solucionar obstáculos, presentes nas 5 fases do processo de Design Thinking:
- Empatizar: ato de criar empatia.
- Definir: interpretar a real necessidade de algo e manter o foco.
- Idealizar: por meio da cocriação desenvolver soluções.
- Prototipar: colocar em prática o que foi idealizado.
- Testar: revisar todas as etapas e realizar a entrega.
Por meio dessa metodologia os colaboradores aprimoram as etapas de planejamento, criando entregas mais produtivas e de melhores resultados aos clientes da MFM TI. Além de aprendizados técnicos, a experiência proporcionou uma interação pessoal e uma reflexão na equipe. “É interessante saber quais os gostos do meu colega de trabalho, se eu não sei nada sobre ele e o tenho como time, como vou me colocar no lugar dele? Foi um momento que me fez reorganizar o trato da relação humana. Criar empatia, altruísmo, saber mais do outro para me colocar disponível ao outro”, conta Patrícia Pires de Scrum Master.
No cotidiano passaram a serem aplicados os 3 valores do Design Thiking – empatia, colaboração e experimentação – para atingir melhores resultados e potencializar entregas. “Essa forma de se pensar e agir é 100% relacionada aos valores da metodologia ágil, que enfatiza a importância de colaborarmos com o nosso cliente, de adaptarmos nossos processos diante do contexto que vivemos e, principalmente, na melhoria contínua: implantar, acertar, erra e corrigir”, ressalta Aline.