Software de cobrança: qual o ideal para a sua empresa

Software de cobrança: qual o ideal para a sua empresa

Escolher o software de cobrança mais adequado para o perfil da sua empresa é um desafio e tanto. Algumas coisas devem ser levadas em consideração no momento desta escolha. O volume de devedores a ser atingido, o tamanho da sua operação de cobrança e o tipo de dívida e de negociações que sua empresa vai tratar. Confira abaixo algumas questões essenciais para uma boa operação de cobrança e que vão auxiliar na escolha do software mais adequado para a sua empresa.

Perfil do devedor

Entenda quem é esse devedor. É fundamental saber há quanto tempo ele está inadimplente, quantos e quais tipos de contato já foram feitos. Além disso,  quais são suas razões para não ter quitado (ou negociado) ainda sua dívida. O ideal é que o software de cobrança utilizado pelo agente traga essas informações de forma clara e objetiva antes de o contato se iniciar. Um exemplo é o sistema INTERSIC da MFM TI, que consegue conhecer devedor e dívida, pesquisar os dados e determinar estratégias de cobrança.

Contato multicanal

O ideal é que o software de cobrança escolhido para a sua operação seja funcional para mais de um tipo de contato além de o contato telefônico. Outro diferencial é a escolha de forma de contato mais adequada de acordo com o tempo de dívida e o valor. Por exemplo, devedores que estão há apenas alguns dias de atraso é mais simples e mais barato mandar um SMS ou e-mail lembrando-o da dívida.  Enquanto que para devedores que estão há meses com a dívida em aberto o preferencial é o contato pessoal que abra o canal para uma negociação referente a juros e outros encargos.

Opções de negociação

O bom software de cobrança oferece ao operador de cobrança a mobilidade de oferecer alguns formatos pré-estabelecidos de acordos e a opção de calcular a viabilidade de uma contraproposta por parte do devedor. O que confere ao operador alguma autonomia na negociação por parte da empresa. É imprescindível também que este software de cobrança tenha uma calculadora integrada com algumas opções para facilitar as ações e agilizar a resposta do agente. O INTERSIC da MFM TI oferece essa facilidade por meio de uma interface única para montar estratégias de cobrança, realizar os acordos e conta também diversos modelos de relatórios das ações feitas no sistema.

Integração com discador

A integração dos softwares de cobrança com o discador é também uma facilidade na gestão de operações e agentes. O software distribui a fila de ligações e os dados do devedor de forma automática considerando as métricas que são mais adequadas para a sua operação. Essa integração também auxilia na atualização online do banco de dados, uma vez que é possível excluir dados de contato inválidos e ter maior efetividade de atendimentos e negociações.

Um software de cobrança que possui essas características e outras funcionalidades, é o INTERSIC da MFM TI. O sistema possui ferramentas que remetem ao processo padrão de cobrança, assim facilitando o dia a dia de uma operação. Além de ser 100% customizável, a MFM TI dispõe de uma equipe pronta para deixar o sistema de acordo com as necessidade do seu negócio.

Gostou destas dicas? Comente! E fique atento às nossas páginas do Facebook e LinkedIn para mais dicas sobre operações de cobrança.

Navegue por tópicos

Compartilhe via
LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Populares

Receba nossas atualizações

Gostou dos nossos conteúdos e quer receber em primeira mão? Inscreva-se agora em nossa newsletter.