Adotar uma nova metodologia de trabalho e reorganizar equipes pode influenciar positivamente em nossos resultados. O Scrum, por exemplo, é uma prova de como mudar a forma como desenvolvemos nossos projetos pode trazer mais agilidade, produtividade e eficiência para o negócio.
O Scrum é um framework de trabalho para a gestão de projetos e desenvolvimento de softwares que vem sendo muito utilizada hoje. Seu grande diferencial é dividir o trabalho em ciclos – chamados de Sprints – para priorizar atividades e manter um fluxo de entregas contínuas.
De acordo com um relatório divulgado pela empresa de software VersionOne em 2018, 61% das companhias entrevistadas aumentaram a produtividade do time e 47% a qualidade dos produtos.
A MFM TI tem apostado muito no Scrum nos últimos dois anos, o que de fato garantiu um impulsionamento dos resultados e maior engajamento de todo o time. A ideia foi sugerida por uma célula que existia na empresa com o objetivo de propor novas linguagens e padrões de desenvolvimento. Depois da implantação, ele foi ganhando espaço em toda a empresa.
Hoje, a companhia conta com diversos times, cada um com seu papel e constituído por profissionais como desenvolvedores, analistas de qualidade e PO (Product Owner), responsáveis por listar necessidades e definir as prioridades do projeto.
A ideia do Scrum é que o próprio time seja independente e desempenhe suas tarefas sem precisar da figura de um gerente. Nesse cenário, há também a figura do Scrum Master, que difunde o framework de trabalho na empresa.
Quais as vantagens do Scrum?
O Scrum tem sido muito positivo para a MFM TI e vários pontos positivos foram percebidos. É o que explica Aline Guedes, Gerente de Produtos da empresa. “A principal vantagem do Scrum é o compromisso. Quando você dá autonomia para os profissionais tomarem decisões, conta com eles e incentiva a participação, consegue um engajamento muito maior”, afirma.
Outro ponto é a velocidade na entrega dos projetos. Ela explica que, ao contrário do projeto tradicional, no qual você só faz a entrega quando está tudo finalizado, na metodologia ágil a entrega é contínua. Ou seja, cada pequena parte vai sendo finalizada e enviada para o cliente. Ele, então, está sempre recebendo algo novo para experimentar e aprovar.
Aline também ressalta a vantagem de conseguir alterar o rumo dos trabalhos. Com o Scrum, é priorizado o que realmente precisa ser feito. Às vezes, e escopo inicial previsto era muito maior e, antes de seu fim, o cliente já está satisfeito com o software.
“As alterações no curso do projeto são sempre bem-vindas e o cliente vai aprendendo e acompanhando durante o desenvolvimento. O trabalho é feito por priorização de itens e não uma entrega fechada, o que reduz o tempo para o projeto ficar pronto”, conta.
Um trabalho em equipe
Os times estão sempre em busca de conhecimento e aperfeiçoam seu trabalho para desenvolver projetos com cada vez mais agilidade e qualidade. A MFM TI inclusive já ofereceu treinamentos e incentiva a troca de informações, artigos, livros e outros conteúdos para fortalecer a metodologia ágil na companhia.
Uma das mudanças mais perceptíveis após a implementação do Scrum foi justamente a participação e o trabalho em equipe. “Agora o cliente tem um problema e os colaboradores discutem para pensar na melhor solução e satisfação dele. Várias pessoas pensando juntas é muito melhor”, finaliza Aline.
Com o trabalho entre profissionais de diversas áreas, todos acabam entendendo melhor como funciona todo o processo e colaboram para o desenvolvimento da melhor solução para o cliente. A proposta agora é investir nos times para melhorá-los cada vez mais.