Nos negócios, o investimento é um meio importante para trazer resultados ao empreendimento, pois com uma aplicação certa em determinadas áreas, o retorno pode ser muito satisfatório à empresa como um todo.
Mas, para se certificar de que o retorno é positivo para os negócios, é preciso mensurá-lo e, para isso, há uma métrica financeira específica que possibilita ao empresário fazer essa apuração: o ROI.
Continue neste artigo e entenda melhor sobre essa métrica tão importante para seu negócio e como tirar melhor proveito dela.
Retorno sobre investimento
ROI, um termo em inglês que significa Return Over Investment (Retorno Sobre Investimento), trata-se de um cálculo contábil realizado para validar investimentos realizados.
No cálculo do ROI existe uma correlação direta entre entradas e saídas, o que retornará num resultado positivo ou negativo.
Na fórmula, subtrai-se o custo do investimento do valor obtido e divide-se, o resultado, pelo valor investido.
Sendo, o custo do investimento, todo o valor gasto pela empresa no investimento, se houve mais de um aporte, estes devem ser somados para compor o valor do custo.
A fórmula do ROI é:
ROI = (valor arrecadado – investimento) / investimento
Para ajudar na compreensão da fórmula do ROI, digamos que uma empresa aplicou R$1.000,00 em ações de treinamento de cobrança de inadimplentes no setor de Contas à Receber, após um determinado tempo, conseguiu recuperar R$10.000,00 de seus consumidores devedores.
Teremos, assim:
ROI = (R$10.000,00 – R$ 1.000,00) / R$ 1.000,00
ROI = 9
ROI (%) = 9 x 100 = 900%
Neste simples exemplo, percebemos que o investimento em treinamento de pessoal foi positivo para a empresa, pois o retorno foi de 9x o valor investido em treinamento, ou seja, 900% de sucesso!
Importância do ROI para as empresas
Na área de cobrança, o ROI pode mensurar se os resultados financeiros justificam o investimento e se estão gerando um fluxo de caixa positivo.
Ele atua como uma estratégia para a empresa, a fim de qualificar suas aplicações financeiras e aprimorar o processo de cobrança e relação com os clientes.
Vantagens do ROI
Plano de ação realizáveis
O ROI possibilita ao empresário identificar os melhores investimentos e assim colocá-los em prática, o que aumenta a probabilidade de sucesso no planejamento.
Lucros potencializados
Uma vez que o investimento traz retorno positivo à empresa, os lucros aumentam, pois com a métrica do ROI os recursos são mensurados corretamente, garantindo melhores usos dos recursos.
Evolução da organização
Com o ROI o empresário pode acompanhar a evolução da empresa, com base no entendimento real dos investimentos realizados.
Mensurar resultados
O ROI permite maior clareza entre os esforços depositados e os resultados obtidos, trazendo parâmetros comparativos que podem verificar se os efeitos dos investimentos são positivos, negativos ou se precisam de ajustes.
Segurança na tomada de decisões
A métrica do ROI atua como um indicador de performance e auxilia o empresário na gestão de metas. Baseados em dados concretos, as prioridades e oportunidades de crescimento são melhor identificadas.
Analisar a relação com os clientes
O ROI também pode ser utilizado para medir os serviços de atendimento ao cliente, neste caso, pode-se fazer uso da “pesquisa de satisfação” ou do cálculo com a ajuda dos KPI’s da empresa, assim é possível calcular cada estratégia e avaliar a performance dos investimentos individualmente.
Expertise do gestor
Para que o ROI seja bem aplicado na empresa é necessário dois componentes importantes ao gestor do negócio: conhecimento e paciência.
O empresário precisa ter conhecimento apurado do processo de cobrança, somente assim, será possível avaliar se o cálculo do ROI retornou resultados positivos ou negativos para o negócio, bem como, onde e de que forma o capital financeiro da empresa deve ser aplicado.
Além disso, toda a análise referente aos investimentos da empresa precisam de um tempo adequado para serem mensurados. Prazos curtos ou longos demais podem atrapalhar o cálculo do ROI.
Por isso, é preciso paciência para contemplar os resultados advindos de um espaço de tempo adequado da aplicação do investimento.
Pede-se, neste caso, análise constante e atenção ao processo.
A importância das métricas
Como citado nas vantagens de usar o ROI, calculá-lo com a ajuda de KPI’s contribui na avaliação da performance dos investimentos. Vamos citar alguns indicadores como exemplo:
Customer Satisfaction Score (CSAT): trata-se de um método de avaliação que, assim como o próprio nome indica, em português, “pontuação de satisfação do cliente”, apura se a sua empresa está atendendo as expectativas dos clientes e o que precisa ser aprimorado.
De outro modo, o CSAT funciona como uma pesquisa de satisfação da empresa.
First Call Resolution (FCR): O termo traduzido para o português significa “Resolução na Primeira Chamada”, o FCR é uma métrica simples, mas que faz muita diferença no que diz respeito ao relacionamento com seus consumidores.
Por meio desse indicador, mede-se a taxa de chamadas resolvidas no primeiro contato, o que gera uma relação de tempo e número de respostas. Com o FCR é possível avaliar o nível de atendimento dos operadores e a satisfação dos clientes.
Pois, para o cliente, resolver seu problema já num primeiro contato eleva bastante seu conceito sobre a empresa.
Para calcular essa métrica, basta dividir o número de resoluções no primeiro contato, pelo número de solicitações.
Tempo Médio de Atendimento (TMA): Essa métrica mede o desempenho do call center da empresa, pois tão importante quanto resolver o problema do cliente, é o tempo dispensado para o atendimento.
Os clientes esperam atendimentos cada vez mais otimizados, e para que isso ocorra, não basta somente operadores capacitados, mas os dados e histórico dos clientes precisam estar atualizados.
Calcula-se, dividindo o tempo total de espera dos clientes, pelo número de chamadas atendidas.
Como contratar as melhores soluções para um melhor cálculo do Retorno sobre investimento (ROI)?
Sabemos que a rotina do empreendedor é atribulada, ele precisa desdobrar-se para atender as expectativas de seus clientes e cumprir todas as rotinas pertinentes ao seu cargo, garantindo assim, uma boa gestão do negócio.
Nós da MFM Tecnologia acumulamos mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções de softwares de cobrança e de crédito, com foco no mercado financeiro.
Somos capacitados para implementar a Data Driven na sua empresa, ou seja, os processos organizacionais que baseará a tomada de decisão e o planejamento estratégico de sua empresa na coleta e na análise de informações consistentes.
Esse conceito é muito útil na obtenção do cálculo do Retorno sobre investimento (ROI), por meio da coleta apurada de dados e informações, sua empresa poderá calcular com precisão o lucro e os custos de suas aplicações.
Com nossa parceria você poderá contar com mais tempo para pensar nas estratégias de crescimento para o negócio, tornando sua gestão de cobrança mais efetiva e inteligente.
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