Notificação de cobrança: tipos e impacto na inadimplência

Notificação de cobrança: tipos e impacto na inadimplência

Você sabe como fazer uma notificação de cobrança? Neste artigo, vamos abordar essa estratégia.

O índice de inadimplência é muito elevado no Brasil, com mais de 60 milhões de devedores. 

Segundo o Raio X da Inadimplência, pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e pela MFM Tecnologia, em que 877 pessoas responderam a um questionário on-line, mais da metade, ou seja, 57% admitem estar inadimplentes. Destes, 37% contraíram dívidas no último ano, ou seja, durante a pandemia. 

Outro dado interessante revela que 68% dos pesquisados são reincidentes, isto é, já estiveram nessa posição anteriormente.  

O desemprego, que atinge cerca de 13 milhões de pessoas no País, o declínio do poder de compra, causado pela inflação, e a redução da renda por conta dos impactos econômicos da pandemia de Covid-19 são algumas das razões para o crescimento dos índices de inadimplência, assim como a ausência de uma cultura de educação financeira.    

No entanto, a ausência de um canal eficaz de negociação e gestão de cobrança, que faça o elo e a mediação entre as empresas credoras e seus devedores, é um gargalo que contribui para o agravamento desse problema e que transcende o aspecto financeiro. 

Muitos clientes inadimplentes têm interesse em pagar a dívida, mas algumas empresas não geram oportunidades acessíveis e práticas para que isso aconteça.

Boas estratégias podem ser aliadas poderosas para ajudar os gestores de cobrança a alcançarem a redução dos índices de inadimplência. 

Uma delas é a notificação de cobrança, uma estratégia rápida e simples, mas que costuma trazer resultados concretos. 

A notificação de cobrança é um documento extraoficial geralmente enviado por uma empresa para um cliente inadimplente que adquiriu algum produto ou serviço por venda a prazo, e que não cumpriu o pagamento de determinadas parcelas. 

Diferença entre notificação de cobrança e notificação judicial 

Com o objetivo de informar o consumidor sobre o débito e incentivar a quitação da dívida, a notificação de cobrança é diferente de uma notificação judicial, que é feita junto à Justiça, acarreta custos judiciais e somente deve ser utilizada como última alternativa em caso de não pagamento de uma dívida. 

Um processo extrajudicial normalmente tem um custo bastante inferior e costuma ser resolvido em um prazo muito mais curto. 

Em caso de processo judicial, além disso, a própria notificação de cobrança pode ser utilizada como prova de boa-fé da empresa, que buscou resolver a situação de forma amigável. 

Capaz de oferecer uma comunicação mais assertiva entre credores e devedores, a notificação personalizada de cobrança tende a ser uma ferramenta mais eficaz na busca pela solução da falta de pagamento de um produto ou serviço, uma vez que propicia o uso de uma comunicação amigável e procura, sempre que possível, combinar a quitação da dívida à condição financeira do devedor. 

É imprescindível construir uma relação de confiança entre pessoas e empresas. Reduzir a inadimplência é fundamental para a saúde financeira da organização, mas é preciso tomar todos os cuidados possíveis para não impactar o bom relacionamento com o cliente. 

Uma cobrança indevida pode causar muitos problemas para uma empresa, portanto, siga as orientações do Código de Defesa do Consumidor, o qual permite que a cobrança seja feita por carta, ligação, e-mail e até mesmo pelo WhatsApp, mas sem causar nenhuma exposição do devedor. 

Mas atenção: para notificar clientes por WhatsApp, é necessário que eles aceitem receber cobranças e avisos por esse canal. 

Mais produtividade para as equipes de cobrança e aproximação entre credores e devedores 

As ferramentas mais utilizadas para este tipo de notificação são o e-mail e o SMS, os quais, segundo a pesquisa Raio X da Inadimplência, são os meios de comunicação preferidos pelos consumidores. 

O envio de cartas ou mesmo telefonemas para o cliente inadimplente são formatos que tiveram redução considerável no uso, com o advento dos serviços de notificação automática de cobrança, muito mais simples e eficientes. 

As plataformas digitais e a tecnologia têm se mostrado aliadas poderosas para facilitar os processos de cobrança, aumentando a produtividade das equipes e aproximando credores e devedores.    

Para redigir uma notificação de cobrança eficiente, é importante inserir todos os dados e as informações necessárias para que o cliente entenda quais são os débitos em aberto. São elas: 

  • Identificação das partes envolvidas (com nome, RG, CPF ou CNPJ), tanto do cliente quanto da empresa notificante;
  • Motivo e objetivo da notificação;
  • Possíveis consequências caso o pagamento dos débitos não seja realizado, se esse dado for necessário; e
  • Local, data, nome e assinatura, para finalizar.      

Uma das melhores estratégias de gestão de cobrança é por meio da régua de cobrança, com o envio de mensagens de cobrança preventiva (quando a fatura ainda não venceu) e reativa, após o vencimento da fatura e a não identificação do pagamento.

Outra dica valiosa é sempre levar uma solução para o cliente, mostrando as vantagens para o pagamento da dívida, como benefícios, descontos e parcelamentos.

Uma cobrança extrajudicial permite que a pessoa endividada possa explicar sua situação e combinar uma alternativa mais fácil para resolver a questão.    

Notificação de cobrança no Intersic 

No Intersic, sistema de cobrança (ou CRM de cobrança) que viabiliza o gerenciamento das carteiras de inadimplentes, a gestão das terceirizadas e automatiza processos de cobrança, é possível configurar notificações de cobrança personalizadas.

Desenvolvido pela MFM Tecnologia, empresa com mais de 20 anos de atuação no desenvolvimento de soluções de softwares e serviços com foco no mercado financeiro, o Intersic é a solução mais inteligente para a gestão de cobrança e foi elaborado a fim de otimizar o trabalho de empresas credoras, impulsionar a retenção de clientes, melhorar o relacionamento com as assessorias de cobrança e, consequentemente, trazer resultados positivos para as estratégias de cobrança das empresas. 

Em momentos de crise econômica como a que vivemos atualmente, é fundamental investir em uma ferramenta que leve automatização e otimização para a operação de cobrança, trazendo aos gestores informações para tomadas de decisão em tempo real. 

E lembre-se: estar inadimplente é um estágio do ciclo de vida do seu cliente. Nosso trabalho é fazer com que ele seja curto. 

Nossa missão consiste em desenvolver uma gama de softwares e serviços customizados de cobrança para facilitar a gestão de cobrança e restabelecer a confiança entre as empresas credoras e seus devedores. 

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