Você sabe como fazer uma notificação de cobrança? Neste artigo, vamos abordar essa estratégia.
O índice de inadimplência é muito elevado no Brasil, com mais de 60 milhões de devedores.
Segundo o Raio X da Inadimplência, pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e pela MFM Tecnologia, em que 877 pessoas responderam a um questionário on-line, mais da metade, ou seja, 57% admitem estar inadimplentes. Destes, 37% contraíram dívidas no último ano, ou seja, durante a pandemia.
Outro dado interessante revela que 68% dos pesquisados são reincidentes, isto é, já estiveram nessa posição anteriormente.
O desemprego, que atinge cerca de 13 milhões de pessoas no País, o declínio do poder de compra, causado pela inflação, e a redução da renda por conta dos impactos econômicos da pandemia de Covid-19 são algumas das razões para o crescimento dos índices de inadimplência, assim como a ausência de uma cultura de educação financeira.
No entanto, a ausência de um canal eficaz de negociação e gestão de cobrança, que faça o elo e a mediação entre as empresas credoras e seus devedores, é um gargalo que contribui para o agravamento desse problema e que transcende o aspecto financeiro.
Muitos clientes inadimplentes têm interesse em pagar a dívida, mas algumas empresas não geram oportunidades acessíveis e práticas para que isso aconteça.
Boas estratégias podem ser aliadas poderosas para ajudar os gestores de cobrança a alcançarem a redução dos índices de inadimplência.
Uma delas é a notificação de cobrança, uma estratégia rápida e simples, mas que costuma trazer resultados concretos.
A notificação de cobrança é um documento extraoficial geralmente enviado por uma empresa para um cliente inadimplente que adquiriu algum produto ou serviço por venda a prazo, e que não cumpriu o pagamento de determinadas parcelas.
Diferença entre notificação de cobrança e notificação judicial
Com o objetivo de informar o consumidor sobre o débito e incentivar a quitação da dívida, a notificação de cobrança é diferente de uma notificação judicial, que é feita junto à Justiça, acarreta custos judiciais e somente deve ser utilizada como última alternativa em caso de não pagamento de uma dívida.
Um processo extrajudicial normalmente tem um custo bastante inferior e costuma ser resolvido em um prazo muito mais curto.
Em caso de processo judicial, além disso, a própria notificação de cobrança pode ser utilizada como prova de boa-fé da empresa, que buscou resolver a situação de forma amigável.
Capaz de oferecer uma comunicação mais assertiva entre credores e devedores, a notificação personalizada de cobrança tende a ser uma ferramenta mais eficaz na busca pela solução da falta de pagamento de um produto ou serviço, uma vez que propicia o uso de uma comunicação amigável e procura, sempre que possível, combinar a quitação da dívida à condição financeira do devedor.
É imprescindível construir uma relação de confiança entre pessoas e empresas. Reduzir a inadimplência é fundamental para a saúde financeira da organização, mas é preciso tomar todos os cuidados possíveis para não impactar o bom relacionamento com o cliente.
Uma cobrança indevida pode causar muitos problemas para uma empresa, portanto, siga as orientações do Código de Defesa do Consumidor, o qual permite que a cobrança seja feita por carta, ligação, e-mail e até mesmo pelo WhatsApp, mas sem causar nenhuma exposição do devedor.
Mas atenção: para notificar clientes por WhatsApp, é necessário que eles aceitem receber cobranças e avisos por esse canal.
Mais produtividade para as equipes de cobrança e aproximação entre credores e devedores
As ferramentas mais utilizadas para este tipo de notificação são o e-mail e o SMS, os quais, segundo a pesquisa Raio X da Inadimplência, são os meios de comunicação preferidos pelos consumidores.
O envio de cartas ou mesmo telefonemas para o cliente inadimplente são formatos que tiveram redução considerável no uso, com o advento dos serviços de notificação automática de cobrança, muito mais simples e eficientes.
As plataformas digitais e a tecnologia têm se mostrado aliadas poderosas para facilitar os processos de cobrança, aumentando a produtividade das equipes e aproximando credores e devedores.
Para redigir uma notificação de cobrança eficiente, é importante inserir todos os dados e as informações necessárias para que o cliente entenda quais são os débitos em aberto. São elas:
- Identificação das partes envolvidas (com nome, RG, CPF ou CNPJ), tanto do cliente quanto da empresa notificante;
- Motivo e objetivo da notificação;
- Possíveis consequências caso o pagamento dos débitos não seja realizado, se esse dado for necessário; e
- Local, data, nome e assinatura, para finalizar.
Uma das melhores estratégias de gestão de cobrança é por meio da régua de cobrança, com o envio de mensagens de cobrança preventiva (quando a fatura ainda não venceu) e reativa, após o vencimento da fatura e a não identificação do pagamento.
Outra dica valiosa é sempre levar uma solução para o cliente, mostrando as vantagens para o pagamento da dívida, como benefícios, descontos e parcelamentos.
Uma cobrança extrajudicial permite que a pessoa endividada possa explicar sua situação e combinar uma alternativa mais fácil para resolver a questão.
Notificação de cobrança no Intersic
No Intersic, sistema de cobrança (ou CRM de cobrança) que viabiliza o gerenciamento das carteiras de inadimplentes, a gestão das terceirizadas e automatiza processos de cobrança, é possível configurar notificações de cobrança personalizadas.
Desenvolvido pela MFM Tecnologia, empresa com mais de 20 anos de atuação no desenvolvimento de soluções de softwares e serviços com foco no mercado financeiro, o Intersic é a solução mais inteligente para a gestão de cobrança e foi elaborado a fim de otimizar o trabalho de empresas credoras, impulsionar a retenção de clientes, melhorar o relacionamento com as assessorias de cobrança e, consequentemente, trazer resultados positivos para as estratégias de cobrança das empresas.
Em momentos de crise econômica como a que vivemos atualmente, é fundamental investir em uma ferramenta que leve automatização e otimização para a operação de cobrança, trazendo aos gestores informações para tomadas de decisão em tempo real.
E lembre-se: estar inadimplente é um estágio do ciclo de vida do seu cliente. Nosso trabalho é fazer com que ele seja curto.
Nossa missão consiste em desenvolver uma gama de softwares e serviços customizados de cobrança para facilitar a gestão de cobrança e restabelecer a confiança entre as empresas credoras e seus devedores.
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