Como negociar dívidas em atraso

Como negociar dívidas em atraso

Nesta Black Friday, muitos consumidores irão se afundar em dívidas, motivados pelo descontrole financeiro, com as compras feitas por impulso.

Além disso, apesar da pequena melhora, o desemprego ainda atinge cerca de 13 milhões de brasileiros, o que acaba acarretando em um crescente número de inadimplentes, já que, sem renda fixa, fica difícil arcar com as dívidas.

Mas ainda resta uma boa notícia neste cenário: há diversas formas de negociar pagamentos e fugir da lista de inadimplentes, mas é preciso saber negociar e conhecer seus direitos e deveres.

Negociando com o credor

Em primeiro lugar, o ideal é que o consumidor entre em contato com o credor. Dessa forma, eles poderão analisar juntos opções de parcelamento e formas de pagamento que caibam no orçamento. Não adianta tentar fazer um acordo com o credor sem antes pensar em uma proposta realista de como pagar a dívida.

Se há uma reserva financeira para quitar o valor total da dívida, essa é a oportunidade ideal para negociar um desconto. Para o credor, é sempre interessante receber o dinheiro de imediato. Por esse motivo, vale tentar uma redução da dívida ao quitá-la em uma única parcela.

Plataformas digitais

Uma forma simples, prática e que tem crescido cada vez mais é a opção de negociação digital. Hoje existem softwares e sistemas de cobrança que realizam negociações 100% digitais.

É o caso do Negocia Fácil, da MFM TI, uma solução digital de cobrança que recebeu mais de 3 milhões de acessos de pessoas querendo solucionar pendências financeiras em sua plataforma nos últimos 3 anos, o que demonstra que não há restrição para o uso de um canal digital para intermediar a negociação da contas em atraso.

Os softwares de cobrança virtual permitem ao inadimplente maior comodidade para lidar com essa situação constrangedora, oferecendo todas as ferramentas para que o responsável pela conta em atraso possa estar a par de suas pendências, analisar as opções de parcelamento, concluir o digitalmente.

Especialista fala

Para José Moniz, especialista em serviços financeiros digitais da MFM TI, os processos desgastantes fazem com que o cliente deixe de consumir aquele produto ou serviço.

“As soluções de cobrança digital com inteligência artificial aplicada estão aí para melhorar o relacionamento dos credores com seus devedores, promovendo uma experiência mais adequada para quem está negociando uma dívida”.

Qualquer dúvida que surja antes de fazer a proposta pode ser esclarecida em órgãos de defesa do consumidor, como os Procons da região.

Vale também consultar cláusulas do contrato assinado no empréstimo ou financiamento. Além disso, é importante não deixar que as dívidas ultrapassarem 35% da renda mensal. Feita a negociação, o primeiro cuidado é evitar perder o controle das finanças mais uma vez.

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