Com intuito de aprimorar o desenvolvimento da metodologia ágil na MFM TI, a gerente de Produtos Aline Guedes, levou o time à conferência Agile Trends. O evento é destinado a cultura ágil nas empresas, trazendo debates, discussões, startups e inúmeras palestras sobre as novas tendências em gestão e desenvolvimento de softwares no setor.
Para Aline, levar os colaboradores para terem experiências diferentes como esta garante uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, além de trazer insights interessantes. “Como a Agilidade está em implantação na MFM, ouvir Cases de outras empresas e estar em um ambiente que transpira os valores e princípios ágeis, incrementa e muito o trabalho que fazemos internamente”, destaca.
Este ano o Negocia Fácil, serviço desenvolvido pela MFM TI para a cobrança digital, fez parte do “One Minute Talk”, onde Rafael Ribeiro, PO, subiu ao palco e narrou durante 60 segundos detalhes sobre a metodologia já aplicada neste serviço. “Para mim, a experiência mais marcante foi participar do “One Minute Talk”, ter a oportunidade de subir ao palco do Agile Trends e falar para mais de 2000 pessoas sobre o serviço Negocia Fácil, foi algo realmente inesperado e bastante enriquecedor. Quero voltar ano que vem para quem sabe, palestrar sobre algum case de sucesso ou aprendizado do Negocia Fácil”.
Para os colaboradores a oportunidade de aprimorar as técnicas já aplicadas, ouvir os cases de outras empresas e realizar networking foi sem dúvida a melhor experiência. “Ver a diversificação da agilidade e ainda entender qual prática melhor se encaixa com o momento em que estamos, não tem preço. Falando do time em questão, estamos em fase inicial de transformação e precisamos definir o que faz sentido no nosso contexto e passar a praticar”, relata Patrícia Pires de Scrum Master.
Com o propósito de colocar a mão na massa e pôr em prática os novos aprendizados, Aline Guedes realizou uma reunião de Scrum Masters para equalizar as práticas que os times utilizam no cotidiano. “Nosso objetivo é criar métricas para cada um deles e homogeneizar os conhecimentos. Isso permite uma maior colaboração, não apenas dentro dos times, mas entre eles também, sob a visão de um Agile Coach. Além disso, nossos times técnicos trouxeram práticas Devops para a mesa, levando-as para discussões internas, a fim de escolher o melhor formato para linha de pensamento e atuação da MFM TI”, destaca Aline.
Com essas novas diretrizes o time potencializou a utilização dos frameworks da metodologia já utilizados pela MFM TI no desenvolvimento dos seus sistemas. A proposta da participação do time em eventos como este, vai além de otimizar serviços, a companhia preza por agregar conhecimento e despertar novos talentos internamente. “Foi a primeira vez que participei desse evento. Tive uma grande oportunidade de aprendizado e network. Voltei para “casa” com sede de aprender e aplicar, para de fato oficializar a área de QA na empresa. Será um trabalho e tanto, mas não terei medo de ir para cima. Escutei esses dias: “Melhor pedir desculpa do que licença”, usarei essa frase como meu Lema para fazer acontecer”, conclui Jéssica Araújo, coordenadora de QA.
A gerente de produtos Aline Guedes ainda pretende realizar um workshop para que todos os participantes possam apresentar, para toda a empresa, as ideias que foram absorvidas durante a conferência. O intuito é gerar uma troca e uma base de conhecimento mais valiosa para os próximos passos.