Nesta semana, o time de especialistas da MFM TI esteve presente no Seminário de Cobrança Digital. O evento é uma inciativa do Grupo Padrão para dissertar de forma dinâmica sobre as novas tendências, metodologias e tecnologias do setor.
A programação contou com diversas palestras sobre temas relacionados as tecnologias em vista da cobrança digital, destacando estratégias como: IA, chatbots, big data, Analytics, biometria, modelos preditivos e plataformas de relacionamento.
O início dos debates enfatizou a transformação do setor, trazendo como questionamento a relação entre máquinas e humanos, e a forma como ambos necessitam caminhar atrelados para desenvolverem modelos híbridos e de precisão.
A cobrança é tida como garantia de perpetuidade do relacionamento com o cliente, é por meio dela que o inadimplente volta a consumir produtos e retorna a esteira de consumo. Essa temática também foi abordada no painel sobre “As Novas Possibilidades e Tecnologias de Cobrança em Tempos de Transformação Digital”, onde o Head de Negócios Digitais da MFM TI, José Moniz participou e ressaltou a atuação disruptiva que o Negocia Fácil, serviço de cobrança digital desenvolvido pela companhia.
Desde 2017 o serviço atua com uma abordagem próxima ao processo de vendas, quebrando o paradigma de cobrança ao devedor. O Negocia Fácil “Vende Adimplência” ao consumidor, o que restabelece o relacionamento com a marca, quita as dívidas e faz com que o cliente retorne a esteira de consumo.
Essa metodologia denominada como Neo Collect já resultou em 5,4 milhões de acordos realizados, com volume mensal variando de 122 mil no terceiro trimestre de 2017 para 264 mil no segundo trimestre de 2018. Atualmente o serviço já conta com mais de R$ 300 milhões arrecadados.