Seguindo o ideal de espalhar a cultura de inovação e o trabalho em equipe por toda a empresa, a MFM TI acaba de criar o desafio chamado The Bot Hack Day, que tem como objetivo desenvolver projetos em um curto espaço de tempo. O nome dado à disputa tem várias referências tecnológicas. A palavra bot é diminutivo de robot, significa um sistema que automatiza diversos processos repetitivos antes realizados por humanos. Hack remete modificação em sistema.
O desafio proposto era enorme: em apenas 8 horas de trabalho, dez colaboradores de diferentes áreas da MFM TI foram divididos em dois times, e tinham como missão elaborar um protótipo funcional de uma experiência de negociação de dívidas por meio de um atendente virtual. Os principais pontos a serem levados em conta eram:
- Identificação do devedor
- Consulta de dívidas
- Apresentação das opções de negociação
- Criação de uma negociação baseada na opção selecionada pelo devedor
- Redirecionamento para o pagamento
Após algumas divergências, com cada colaborador elaborando o seu fluxo e as funcionalidades que consideravam ideais para um chat de negociação, chegaram as convergências: insights que a equipe jamais teria tido caso tivessem seguido uma abordagem mais tradicional na definição do escopo do trabalho e da solução.
O resultado final foi mais do que positivo, já que as equipes terminaram suas tarefas com uma extensa lista de funcionalidades e um backlog absurdamente rico. “Concluímos com dois protótipos funcionais, feitos em ferramentas diferentes, que em breve estarão em funcionamento.”, comemora Vinícius Almeida, coordenador de desenvolvimento da MFM TI.
“Arrisco dizer que, todos que participaram concordam com a minha opinião, de que este formato de trabalho é extremamente produtivo e enriquecedor, com manifestações do tipo: ‘Deveríamos fazer isso em todos os projetos!’.”, conclui Almeida.