Metas S.M.A.R.T de crédito e cobrança

Metas S.M.A.R.T de crédito e cobrança

O alto volume de informações e dados do setor financeiro, atrelado à instabilidade do mercado, torna o alcance de metas um verdadeiro desafio. É diante deste cenário que as metas SMART aparecem como uma ferramenta valiosa na gestão de crédito e cobrança.

Quer conhecer mais sobre este conceito? Prossiga com a leitura e explicaremos o significado e como  funciona dentro da rotina da área de cobrança. Vamos lá?

Afinal, o que são metas SMART e qual a sua importância?

O surgimento da meta SMART é normalmente atribuído ao executivo e consultor norte-americano George Doran. A ideia tomou forma em 1991 quando Doran escreveu o artigo There´s a S.M.A.R.T. way to write management’ s goals and objectives cuja tradução significa: Há um caminho inteligente para escrever objetivos e metas da administração.

A técnica consiste em seguir prerrogativas que guiarão a organização a atingir um determinado objetivo. Além disso, ela também proporciona a visualização total da conjuntura, de modo a permitir que as ações sejam tomadas de forma mais assertiva e racional, facilitando o alcance da meta.

Desde então, a meta SMART tem sido aplicada em diferentes âmbitos. Teoricamente, cada letra significa:

Specific – específico: especificar as metas e objetivos que desejam alcançar

Measurable – mensurável: monitorar, acompanhar e medir os resultados ao longo da trajetória rumo ao objetivo definido

Attainable – atingível: avaliar se realmente é possível atingir a meta estabelecida

Relevant – relevante: refletir o quão relevante e válido são as metas que se pretende alcançar

Time-bound – prazo determinado: fixar um prazo realista conforme as metas delineadas

Entenda como funciona a meta S.M.A.R.T. na prática

Na prática, a meta SMART pode ser aplicada tanto na vida pessoal quanto em empresas com o intuito de alcançar um objetivo final.

Por exemplo, uma empresa do segmento de serviços financeiros precisa reduzir as taxas de inadimplência. Para organizar e facilitar o seu caminho rumo a esse objetivo, será preciso adotar determinadas ações, automatizar tarefas e considerar novas abordagens.. Aplicando a meta SMART, você pode seguir um planejamento da seguinte forma:

Specific – é a meta, ou seja, é um objetivo específico o qual se deseja alcançar;

Measurable – É preciso monitorar periodicamente se o andamento está seguindo conforme o esperado;

Attainable – é realmente possível diminuir as taxas de inadimplência, de acordo com o plano traçado?

Relevant – o quão relevante e importante é para a empresa reduzir tais índices?

Time-bound – estabeleça um prazo realista que seja condizente com a meta.

Benefícios alcançáveis através das METAS SMART

Quando falamos sobre as METAS SMART dentro do âmbito empresarial do setor de cobranças e crédito, a técnica contribui para que todos os colaboradores trabalhem em conjunto. 

O resultado costuma aparecer em esforços contínuos e com direcionamento claro, uma vez que, há um objetivo em comum a ser conquistado.

Assim, as chances de alcançar as metas estabelecidas se tornam maiores. Ainda, fica mais fácil mensurar se as ações desempenhadas estão sendo suficientes, o que possibilita eventuais ajustes. Confira, a seguir, outros benefícios significativos da adoção das metas Smart.

Automação e melhoria de processos 

Envolve a ideia de mensurar (measurable) as métricas e índices através de automações. Para tanto, vale contar com o apoio de soluções tecnológicas e da inteligência artificial.

Assim, otimiza-se o tempo e as equipes podem acessar diretamente os resultados, de forma a acompanhar se os esforços estão dentro do esperado. É a partir dessa tarefa que será possível realizar melhorias nos processos, de forma a proceder com eventuais reajustes e realinhamentos necessários.

Equipe motivada 

A aplicação da meta SMART implica em troca de ideias, ouvir os colaboradores que estão na linha de frente e envolver todos os times. O resultado aparece em equipes engajadas e motivadas, onde cada um sabe exatamente qual a sua função e a importância das suas ações.

Maior controle dos índices de inadimplência 

A meta SMART propõe, justamente, que os processos sigam uma direção clara e consistente, o que acaba proporcionando maior controle dos índices de inadimplência.

Elevar o controle da operação 

No geral, toda a operação se torna mais alinhada, ágil e eficiente, onde cada um sabe exatamente o que deve fazer para avançar, rumo ao objetivo final.

SMART metas no setor financeiro 

Tratando-se do setor financeiro, as metas SMART têm sido cada vez mais utilizadas. Isso porque é inerente ao segmento o alto volume de informações e de dados, além de inúmeras metas que precisam ser alcançadas para que o resultado ao final do mês seja satisfatório.

Ainda que a mentalidade SMART possa ser aplicada em diferentes ramos, os ganhos de empresas que trabalham diretamente com serviços financeiros é significativo. Porém, vale mencionar que de nada adianta adotar a técnica sem contar com soluções tecnológicas e softwares que apoiem essa prática.

Como aplicar as metas SMART na gestão da cobrança?

Softwares em nuvem podem ser grandes aliados ao adotar as metas SMART em negócios voltados para o setor financeiro.

Através do auxílio da tecnologia com ferramentas adequadas, é possível otimizar tempo, adquirir agilidade e adotar ações mais aderentes. Além disso, é fundamental:

  • Avaliar o cenário econômico e analisar o histórico da empresa – possibilitando que sejam fixados prazos realistas (time-bound);
  • Treinar e engajar as equipes durante o processo – é importante esclarecer para os times como funciona e o que é a meta SMART;
  • Explorar dados – na gestão de cobrança, dados são fundamentais. São eles que indicarão se o negócio está seguindo os parâmetros esperados (measurable);
  • Atualizar ou ajustar as metas – o mercado financeiro é inconstante e marcado por dúvidas e mudanças. Por isso, é importante rever periodicamente se os objetivos traçados são possíveis de serem atingidos (attainable).

Aplicação das Metas SMART na área de cobrança!

Para implementar as metas SMART na área de cobrança é preciso planejamento, treinamento e comprometimento de todos os envolvidos. Ações práticas são tão importantes quanto a compreensão teórica da técnica. 

Para tanto, trouxemos um exemplo da aplicação do método SMART a fim de facilitar o seu entendimento. Considere como meta a redução dos índices de inadimplência:

  1.  SPECIFIC – especifique o objetivo a ser alcançado e responda perguntas do tipo: como reduzir os índices de inadimplência? Quem serão os responsáveis? Por que é importante reduzir tais índices?
  2. ATTAINABLE – para que seja possível reduzir os índices, será utilizada uma solução tecnológica. Portanto, é preciso que todos os envolvidos passem por um treinamento adequado e aprendam exatamente como operá-la;
  1. MEASURABLE – as ações deverão ser orientadas de acordo com a análise das métricas geradas pela ferramenta;
  2. TIME-BOUND – uma vez que o caminho para reduzir os índices de inadimplência tenha sido estabelecido, é preciso fixar um prazo. Nesse caso, convencionou-se determinar 1 ano para que a meta seja alcançada;
  3. RELEVANT – proceder com revisões e avaliações com o intuito de identificar o quão relevante é essa meta. No caso da redução dos índices de inadimplência, ela é fundamental já que está diretamente relacionada com ar margens de lucro da empresa;
  1. S.M.A.R.T. – Conforme a situação hipotética apresentada, em linhas gerais, a aplicação do método SMART aparece da seguinte forma: 

 

Reduzir os índices de inadimplência em 15% a partir do uso de uma solução tecnológica até dezembro de 2023.

Vale destacar que, no exemplo acima, o uso da ferramenta tecnológica é determinante para que a meta seja atingida, dentro de um tempo específico e com o acompanhamento de todas as métricas que servirão como suporte para alcançar esse objetivo.

As metas SMART podem ser úteis na gestão de cobrança e crédito, levando em conta que a técnica permite que haja controle e direção frente ao objetivo traçado. Se atrelada a soluções digitais e softwares, pode mudar positivamente os processos!

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