LGPD: como tratamos os dados e mantemos a segurança dos seus clientes

Desde 2018, no Brasil, empresas que oferecem produtos ou serviços a pessoas físicas e precisam coletar informações desses consumidores para concluir seus negócios são obrigadas a se adequar às diretrizes da Lei nº 13.709, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Essa legislação, inspirada em iniciativas similares na Europa, surgiu para proteger as pessoas contra fraudes e crimes virtuais, consequências da expansão da internet e das novas tecnologias.

No Brasil, a lei busca fortalecer a segurança e proteger os dados pessoais dos consumidores, estabelecendo regras claras para a coleta, o armazenamento e o compartilhamento de informações sensíveis.

Em outras palavras, a LGPD ressalta a responsabilidade de empresas como a MFM Tecnologia no que diz respeito à privacidade dos usuários de nossos serviços e ao compromisso com parceiros comerciais, que confiam em nossas soluções de recuperação de crédito e práticas de proteção de privacidade.

 

Adequação contínua

Ao longo dos últimos anos, nossa equipe tem adotado todas as medidas e estratégias necessárias para cumprir a LGPD, alinhando-se às melhores práticas e soluções disponíveis para proteger os dados pessoais de nossos credores e seus respectivos clientes inadimplentes.

Por isso, desenvolvemos uma Política de Privacidade que reflete nosso compromisso em tornar o uso de dados mais transparente e seguro para todos os envolvidos em nossos processos de cobrança digital.

Confira abaixo como tratamos os dados dos seus clientes inadimplentes e como trabalhamos internamente para nos adequarmos às atualizações da LGPD!

 

  1. Quais informações são coletadas?

Para Barbara Govoni, Data Protection Officer (DPO) da MFM Tecnologia, tudo começa no mapeamento de dados. Antes de entender quais informações são coletadas, é preciso separar os dados que são fornecidos pelos nossos credores dos que chegam pelos nossos portais de negociação – o Negocia Fácil e o Negocia Mais.

Quando os dados utilizados nos nossos serviços de cobrança digital são fornecidos pela empresa parceira, de forma geral, a MFM atua apenas como operadora dessas informações.

Já quando a própria pessoa devedora busca pelos nossos serviços e concorda com a Política de Privacidade que adotamos, a MFM também passa a ter uma responsabilidade maior com aqueles dados, só que como controladora dessas informações.

“Todos esses dados têm validade jurídica. Com os clientes da MFM, via de regra, isso é feito por contrato. Então, eles enviam um questionário para ver se está tudo de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”, explicou Barbara.

“Concluindo essa pré-fase, tem ainda o contrato principal, com todas as cláusulas impondo responsabilidade, tratamento de dados, colocando em que momento a MFM é controladora dos dados, em que momento ela é operadora… Mas é importante ressaltar que, de toda forma, a gente só trata os dados que são extremamente necessários para a cobrança”, concluiu.

Durante os processos de cobrança digital, a MFM Tecnologia coleta as seguintes informações:

  • dados fornecidos pela pessoa inadimplente, como nome, data de nascimento, CPF, e-mail e telefone, obtidos durante o preenchimento de formulários em nossos sites e aplicativos;
  • dados fornecidos pela empresa parceira responsável pela cobrança, uma vez que a MFM precisa dessas informações para prestar os serviços de recuperação de crédito pelos quais foi contratada;
  • dados de navegação em nossos sites, como endereço IP, localização geográfica, fonte de referência, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas, usados para monitorar nossos acessos. Mais detalhes podem ser encontrados em nossa Política de Cookies;
  • dados referentes ao histórico de contato, como nome, e-mail e telefone de usuários que, em algum momento, já tiveram contato direto com a MFM;
  • dados gerados por meio da utilização de nossos serviços ou produtos, necessários para executarmos o que foi contratado, incluindo nome, e-mail, telefone, RG, CPF e dados locacionais.

 

       2. Como essas informações são usadas?

Todos esses dados são usados exclusivamente para a prestação dos serviços e fornecimento dos produtos da MFM Tecnologia, bem como para a melhoria deles.

Nosso intuito é auxiliar as empresas parceiras que nos contratam para realizar a cobrança digital e, nesse sentido, manter uma comunicação humanizada com a pessoa inadimplente que está sendo cobrada, com o envio de alertas, atualizações, lembretes e tudo aquilo que envolve a negociação direta de débitos.

“A MFM não só segue a norma, como também promove uma cultura interna que protege e priva pelas informações das pessoas. Então, por mais que eu tenha acesso às informações de um devedor, eu não posso como empresa vincular essas informações a nenhuma outra pessoa que não seja um colaborador ou outra empresa que me dê um suporte”, ressaltou Barbara.

Além disso, todas as informações às quais temos acesso são confidenciais e qualquer uso de tais dados estará de acordo com a LGPD. A MFM Tecnologia sempre empreenderá todos os esforços necessários para manter a segurança de seus sistemas e, consequentemente, dos dados pessoais.

Para garantir a proteção desses dados, utilizamos medidas técnicas e administrativas com o objetivo de prevenir acessos não autorizados e situações acidentais ou ilícitas de manipulação, perda, destruição ou alteração das informações.

“Utilizamos um software específico para controlar alguns aspectos da LGPD, que é o Be Compliance. Inclusive, recebemos o selo ouro deles, já que eles realizam regularmente uma vistoria, como se fosse uma auditoria interna. Assim, conseguimos identificar o que está adequado e o que pode ser melhorado”.

Ou seja, nossas medidas de segurança são continuamente melhoradas e adaptadas conforme as atualizações tecnológicas e práticas de mercado.

 

          3.  E internamente, como a MFM atua nessa área?

Internamente, também não medimos esforços para nos adequarmos às possíveis mudanças na LGPD. Por isso, montamos um plano de ação contínuo, que periodicamente realiza palestras, ministra cursos e fornece informações valiosas para o time que opera no processo de cobrança digital e tem contato direto com os dados dos clientes de nossos credores parceiros.

“A proteção de dados na ponta vai ser um resultado do colaborador, não adianta toda a documentação se o colaborador não seguir isso. Então a gente bate muito nessa tecla de cursos, palestras, provas… Eu me coloco sempre à disposição também para esclarecer dúvidas e garantir que tudo está sendo seguido da melhor maneira”, pontuou Barbara.

Mais do que o cumprimento de uma legislação, a LGPD promove uma nova cultura na MFM Tecnologia e em todas as empresas idôneas que levam a sério o compromisso com a privacidade dos dados pessoais de seus usuários.

“Sempre que surge uma nova política que vai impactar na operação, pensamos em enviar um comunicado explicativo, falar que estamos abertos a tirar dúvidas ou realizar uma palestra para efetivamente implementar a mudança na cultura dos colaboradores. Se você observar, a LGPD, embora não seja um conceito novo – pois todas as empresas, de certa forma, sempre tiveram que seguir uma norma de confidencialidade –, é tratada de maneira diferente pelas pessoas”, finalizou.

 

Muito além da segurança

Com mais de 20 anos de atuação em um mercado cada vez mais competitivo, além de se adequar às legislações e mudanças do mundo, a MFM Tecnologia aposta cada vez mais em uma comunicação empática para ajudar empresas credoras a construírem uma relação de parceria com seus clientes inadimplentes.

Por meio da nossa plataforma de cobrança digital white label, chamada Negocia Fácil, oferecemos um portal seguro para cada marca que quer digitalizar o processo de cobrança mas, ao mesmo tempo, manter sua identidade em um canal totalmente inovador, prático e super intuitivo.

Já com o Negocia Mais, nosso marketplace de cobrança digital, os devedores conseguem visualizar e negociar todas as dívidas em aberto com nossas empresas parceiras, facilitando ainda mais a gestão das finanças e encontrando em um só lugar a chave para resgatar sua autonomia financeira.

Conheça nossas soluções e, para além da LGPD, confira como a MFM Tecnologia é a empresa certa para auxiliar o seu negócio na recuperação de crédito!

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