Campanhas motivacionais e programas de incentivo: sabemos que um dos principais desafios do mundo corporativo atualmente é a gestão de pessoas, principalmente se levarmos em consideração que o mercado de trabalho fica a cada dia mais competitivo e dinâmico. Nós aqui do blog já comentamos sobre como motivar sua equipe é importante para a performance dos seu negócio, e entre as práticas, recomendamos o investimento em campanhas internas de incentivo para melhorar a produtividade de seus colaboradores. Tendo esses fatores em vista, neste mês a MFM TI desenvolveu o seu primeiro Fórum de Ideias: uma campanha para estimular inovação, aprendizado e desempenho de seus funcionários.
Usando o Fórum como exemplo, organizamos dicas para você que ainda está em dúvida sobre qual tipo de campanha deve implementar na sua empresa. É fundamental também levar em conta que esse tipo de ação pode ser usado em qualquer setor da empresa – não somente para uma equipe de vendas, de financeiro ou de tecnologia. Abaixo listamos alguns pontos essenciais para o desenvolvimento de programas de incentivo. Confira:
Defina o propósito da campanha
O Fórum de Ideias é uma iniciativa dos setores de marketing e inovação da MFM TI e tem como objetivo incentivar colaboradores a criarem e desenvolverem projetos na área de tecnologia e cobranças. “A equipe MFM TI é composta majoritariamente por funcionários da área técnica, de TI e Análise de Sistemas. Então o Fórum vai gerar um conhecimento novo para eles, voltado para a área de negócios – uma experiência para abrir o campo de visão desses funcionários sobre a empresa”, explica o idealizador da campanha e diretor de Tecnologia e Inovação da MFM TI, Rogério Góes.
O gestor já organizou mais de 15 campanhas em outras oportunidades, em diferentes formatos e objetivos, e acredita que campanhas motivacionais devem fazer parte do cronograma de todas as empresas. “É uma troca muito legal de energia e de experiência”, ele defende.
O primeiro passo, portanto, para a criação de uma campanha é estabelecer um objetivo e definir de que maneira ele vai impactar nos processos empresariais. É uma ação, por exemplo: Estimular inovações e novos negócios? É para promover o relacionamento entre colaboradores? Ou para alavancar as vendas?
A partir do objetivo é possível pensar em como será o funcionamento do programa.
Foque nos pilares da empresa
O processo de estruturar a campanha pode se descomplicar caso a construção da mesma seja feita a partir de princípios da empresa, como os valores ou a visão. Focar em aspectos que fazem parte da essência do seu negócio não só facilita a estruturação do programa motivacional como permite que os funcionários assimilem ainda mais os valores corporativos.
Entre as regras do Fórum, por exemplo, está a divisão de diversos grupos com 6 participantes – que já foram sorteados no início de agosto. Cada grupo deve se reunir no máximo 4 vezes no mês e tem somente uma hora a cada reunião para discutir qual ideia transformarão em projeto. Esse projeto deve ser apresentado no dia 31 de agosto para uma banca de jurados – todos os participantes são funcionários da MFM TI, de diferentes setores.
Agora, analisamos a estrutura da campanha: um dos principais valores da MFM TI é o trabalho em equipe, por isso o foco da campanha é a integração entre colaboradores. Os projetos, por sua vez, devem girar em torno de temas-pilares da MFM TI, que são gestão de cobranças, a recuperação do crédito e o restabelecimento de consumo. Ou seja, tudo na campanha corresponde à essência do negócio. “No mesmo grupo há integrantes de diversas áreas, cada um tem uma noção básica sobre certo tema que vão abordar– essa mistura de conhecimentos faz com que as pessoas interajam e estudem sobre o assunto que vão apresentar, além de entenderem melhor a MFM TI e como ela se posiciona no mercado trabalho” completa Rogério Góes.
Reconhecimento e recompensas
Em uma campanha de incentivo, reconhecimento e recompensa também são pré-requisitos. É preciso identificar e prestigiar os profissionais mais dedicados – afinal o comprometimento em um programa motivacional mostra também o envolvimento do colaborador com a empresa. Para escolher o grupo com a melhor ideia, o Fórum contará com uma banca de jurados – que pode tanto elogiar quanto questionar a apresentação, e esse feedback já é fundamental para o participante.
Para o grupo vencedor do Fórum, haverá um troféu e um prêmio em dinheiro. A premiação pode variar de acordo com o perfil da empresa: ela precisa ser estimulante mas não muito ambiciosa – ou seja, precisa estar dentro do budget – pode ser um bônus salarial, um prêmio em dinheiro, brindes, cartão benefício, experiências como viagens e passeios, basta analisar qual é o que mais se encaixa ao seu modelo de negócio.
Faça da campanha uma tradição
Muito além de promover uma campanha através do marketing de incentivo é torná-lo identidade do seu negócio. Quando se supera expectativas em eventos motivacionais, nada melhor do que repetir o programa de forma que a cada edição haja um aprimoramento. Defina, por exemplo, de quanto em quanto tempo pretende realizar esse tipo de campanha, se deve ser direcionada a alguns ou todos os setores, saiba como divulgá-la e se devem ser criadas outras campanhas. O importante é conseguir envolver os colaboradores não só durante a ação mas no período entre uma campanha e outra (share of mind) – fazer de programas motivacionais uma tradição interessante e frequente, que gere entusiasmo.
O que achou do Fórum de Ideias? E você, tem sugestões de campanhas motivacionais? Comente abaixo!
Acompanhe mais novidades sobre o Fórum, além de conteúdos exclusivos sobre tecnologia, inovação e finanças através do Facebook e do Linkedin da MFM TI.