Data Driven – o que é, e aplicação na gestão de cobrança

Data Driven - o que é, e aplicação na gestão de cobrança

Diariamente, pessoas no mundo inteiro geram cerca de 2,5 quintilhões de bytes de dados. Um número impressionante e que não para de crescer.

São mais de 4,7 bilhões de pessoas conectadas à internet, ou seja, a cada dez pessoas, seis estão compartilhando dados neste exato momento nos quatro cantos do planeta.

E no meio desse ciberespaço, as empresas buscam deixar sua marca e criar uma nova estratégia de aproximação com o cliente, seja na captação, no ato da compra, no pós-venda ou nos serviços de cobrança por meio do conceito de data driven.

Continue acompanhando esse artigo para descobrir como o data driven pode se tornar um divisor de águas na gestão de cobranças da sua empresa.

O que é data driven?

O conceito de data driven se aplica a todo tipo de empresa que toma decisões estratégicas baseada em um conjunto de dados e informações, ao invés de agir fundamentada apenas pela intuição ou por informações aleatórias.

Esse conceito, que pode ser traduzido livremente como “direcionado a dados”, faz com que as empresas tenham em mãos informações concretas, reais e qualificadas com foco na geração de soluções de valor frente a um mercado cada vez mais competitivo.

O data driven coleta e reúne informações valiosas por meio de tecnologias como Big Data, inteligência artificial e machine learning e, que, posteriormente, são combinados e interpretados a fim de gerar soluções valiosas e direcionadas, além de vantagem competitiva no mercado em que atuam.

Em 2018, a Forrester, empresa norte americana de pesquisa de mercado, publicou o relatório “Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth”, onde revelou que as empresas data driven crescem cerca de 30% ao ano e que até o final de 2021 elas devem faturar mais de 1,8 trilhões de dólares.

O estudo indica que essa é uma tendência de mercado que não pode, nem deve ser ignorada diante de um mundo cada vez mais digitalizado e consumidores cada vez mais exigentes e atentos.

Data driven e a gestão de cobrança

O data driven é um conceito de gestão empresarial especialmente útil no setor de cobranças e recebimentos.

Com a análise de dados é possível, por exemplo, tornar muito mais efetivo e transparente o processo de pagamento e cobrança.

O data driven reúne informações que permitem à empresa conhecer profundamente o consumidor com análise de grande volume de dados e posteriormente personalizar suas ações de cobrança. Por exemplo, analisando fontes como google analytics, CRM, ERP, interações nos diferentes canais é possível estabelecer o melhor horário e canal para realizar uma ação de cobrança.

Assim como personalizar a comunicação por canal de forma a realizar ações com maior personalização e efetividade.

Uma empresa direcionada para os dados também obtém maiores chances de sucesso em renegociações de dívidas e na recuperação de crédito dos clientes.  

A análise de dados também permite que as empresas descubram, por exemplo, quais são os períodos de maior inadimplência, bem como os produtos e serviços que mais influenciam o descumprimento de pagamentos.

Com essas informações é possível traçar o perfil do consumidor inadimplente e seus hábitos de compras, facilitando, assim, a abordagem e a elaboração de estratégias de gestão de cobrança mais eficientes. Isso sem falar na riqueza de dados não estruturados, como por exemplo, utilização de aplicativos específicos no celular pelo inadimplente.

Como aplicar data driven na gestão empresarial

Para que todos os dados reunidos pela empresa sejam efetivamente utilizados e aproveitados é fundamental contar não apenas com a tecnologia necessária para esse processo, mas com profissionais qualificados e, sobretudo, com uma mudança na cultura da empresa.

A Cultura empresarial e o Data driven

O primeiro passo para implantar a estratégia data driven é realizar uma mudança cultural na empresa.

Todos os colaboradores precisam estar direcionados a esse novo mindset institucional, de modo que a coleta de dados e informações sejam a base dos valores e métodos da empresa.

E, acima de tudo, o ambiente empresarial precisa estar aberto a inovações, dando liberdade e autonomia para os colaboradores usufruírem de toda a base de dados ofertadas pelo data driven.

Data driven: vantagens e benefícios na gestão de cobranças

Tomada de decisões estratégicas

A tomada de decisões baseadas em dados concretos torna o planejamento das organizações muito mais eficiente e seguro.

Com o data driven é possível tomar decisões estratégicas em diferentes etapas e níveis institucionais, como, por exemplo, a criação de um novo produto, uma nova campanha de marketing ou na gestão de cobrança.

Isso porque com a interpretação correta dos dados as chances de erros e riscos diminuem, o que, consequentemente, impacta na melhora da produtividade, na redução de custos e na otimização do tempo.

Ações personalizadas e fidelização

Uma empresa data driven pode se beneficiar de ações personalizadas para atingir seu público consumidor de uma maneira muito mais efetiva e consciente.

As ações direcionadas com base nos dados coletados permitem a elaboração de soluções sob medida, o que se revela muito interessante, especialmente, no setor de gestão de cobranças.

A personalização permite que o cliente seja abordado de modo exclusivo, visando suas necessidades e anseios em primeiro lugar.

Ao falar a linguagem do cliente, as chances de sucesso em qualquer tipo de negociação são muito maiores, resultando na fidelização do consumidor junto à marca.

Capacidade preditiva

A capacidade de prever e identificar antecipadamente possíveis tendências e variações no mercado é outra grande vantagem do data driven.

Isso faz com que a empresa saia na frente da concorrência, lançando soluções para as necessidades dos consumidores.

Essa mesma capacidade de discernir o que está por vir também ajuda a empresa a tomar medidas preventivas diante de crises e instabilidades econômicas, reduzindo o número de inadimplentes.

Retorno sobre Investimentos

O data driven ainda é muito útil na obtenção do cálculo Retorno sobre Investimentos (ROI).

A coleta de dados e informações permite que as empresas calculem com precisão o lucro, os custos e o que pode ter provocado prejuízos.

Diante dessas informações, a empresa pode ajustar suas estratégias para conter os riscos e otimizar os investimentos naquilo que se mostrou satisfatório. Por fim, ao seguir todas as orientações para implementação do conceito data driven, as empresas passam a se consolidar no mercado, conquista posição de destaque junto aos clientes e seus principais concorrentes.

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