As operações de cobrança e recuperação de crédito estão sendo automatizadas.
Com o cenário econômico atual de mais de 13,5 milhões de desempregados no Brasil, segundo o IBGE, somado a diminuição da renda dos brasileiros e o crescimento da inflação, cerca de 55% das famílias brasileiras estão endividadas.
Diante desta realidade, as empresas estão apostando no desenvolvimento de sistemas para automatizar a negociação de dívidas com o objetivo de facilitar o processo de cobrança das credoras, como bancos, telecomunicações e varejistas.
Pesquisa aponta tendências
Uma pesquisa recente, encomendada pela MFM TI, apontou como tendências para o mercado financeiro:
- Digitalização dos canais de comunicação com os devedores;
- Multifuncionalidade dos canais de relacionamento para maior adequação aos diferentes perfis de clientes;
- Adoção de novas tecnologias pelas instituições credoras que permitem a redução de custos operacionais;
- Inteligência artificial aplicada na gestão da base de devedores visando negociações eficientes.
Os dados comprovam
Atualmente, a MFM TI administra em sua base cerca de 21 milhões de devedores, que representam em torno de 10% da população brasileira.
“Nós enxergamos a oportunidade de crescimento do mercado de soluções financeiras que atendam as operações de recuperação de crédito e cobrança diante do desafiador cenário econômico. As instituições credoras precisam de parceiros que os ajudem a desenvolver sistemas flexíveis, de acordo com suas necessidades e característica do negócio, ao passo que sejam integrados com os sistemas de suas assessorias de cobrança”, afirmou Fabio de Araújo, COO da MFM TI.
Plataformas de cobrança digital
No segmento de cobrança digital, a MFM TI conta com duas soluções de frente:
- INTERSIC: um software especializado em gestão de cobrança que atende as empresas credoras em seus processos internos, assim como as assessorias que realizam as cobranças externas para as grandes credoras;
- Negocia Fácil: um serviço de cobrança virtual que permite ao devedor a negociação de suas dívidas sem a necessidade de contato direto com um atendente, oferecendo ao devedor a possibilidade de realizar a negociação pelos canais que preferir e no momento mais oportuno.
Segundo Fabio de Araújo, “o devedor não quer ser incomodado a todo o momento. Ele quer ter a liberdade de fazer suas negociações com privacidade, sem precisar passar pelo constrangimento de ser cobrado na frente de outras pessoas”.
Muitas empresas já utilizam sistemas de cobrança para gestão da carteira de devedores e de autoatendimento para negociação de dívidas.
A expectativa é de que esses sistemas avancem no aspecto de inovação, com a implementação de novos parâmetros, de acordo com as características dos credores e seus clientes, e com a aplicação da inteligência artificial para otimizar as informações da base de forma a prover dados para a diversificação das negociações de acordos, tornando-as efetivas.
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