Cash is King: o que é e sua relação com a gestão de cobrança

Cash is King: o que é e sua relação com a gestão de cobrança

O famoso termo Cash is King, também pode assumir um papel fundamental dentro de empresas, para manter o seu fluxo de caixa e gestão de cobrança. 

Mas, na prática, como esse conceito sobre investimentos pode ser aplicado em instituições dos mais variados segmentos?

Neste artigo, abordamos o que você precisa saber sobre o Cash is King, e como ele pode ajudar o negócio a lidar com a inadimplência. 

O que é Cash is King 

Em português, Cash is King significa que o dinheiro é o rei, ou seja, é mais valioso do que outras opções de investimento, como ações e títulos. 

Esse é um termo frequentemente utilizado para referir-se aos altos preços no mercado de valores mobiliários. 

Dessa forma, uma estratégia para evitar perdas é economizar, quando os preços baixarem, sob o lema do Cash is king

Entretanto, essa é a definição original, que também pode ser aplicada ao fluxo de caixa de empresas. 

Isso porque, em geral, ter muito dinheiro no caixa é sinônimo de um momento positivo, e neste período a instituição pode ter mais flexibilidade em suas decisões e negócios. 

Entenda o objetivo por trás do conceito 

O conceito, por si só, nos traz a ideia de que o dinheiro é o rei, em termos de superioridade, entre outros ativos.

Nesse sentido, a ideia pode ser adotada para os mais variados tipos de organizações, que desejam minimizar riscos em períodos de recessão. 

Dessa forma, podemos entender que o objetivo por trás da ideia do Cash is King, é aumentar o planejamento, gestão e segurança do caixa. 

Como o Cash is King pode auxiliar no fluxo de caixa?

A seguir, nós separamos as consequências do Cash is King para o fluxo de caixa de uma empresa, confira:

Planejamento 

Manter um registro completo de receitas e despesas é uma boa forma de planejar o fluxo de caixa, mas é insuficiente. 

Isso porque, o planejamento de caixa vai além, e deve conter um controle completo das finanças da empresa, com operações passadas, presentes e projeções futuras. 

Nesse sentido, o planejamento é uma das análises mais importantes dentro do fluxo de caixa, que também pode ser associada ao Cash is King. 

De forma prática, o ato de planejar torna possível prever a utilização do capital de giro, auxilia na tomada de decisões estratégicas, e antecipa dificuldades.

Segurança 

O Cash is King tem sua relevância dentro da segurança do fluxo de caixa, pois o dinheiro ainda representa uma forma segura para as organizações.

Os cenários adversos, como, por exemplo, o aumento da inadimplência devido a causas externas pode gerar um importante impacto na disponibilidade financeira para cumprir suas obrigações.

Neste caso, a preocupação pela disponibilidade imediata de liquidez eleva-se consideravelmente.

Algumas empresas que possuem investimentos em ativos imobilizados podem ter dificuldade de ter acesso rapidamente à liquidez. 

Inadimplência: como o cash is king pode ajudar?

A inadimplência é um fator que impacta diretamente no caixa. 

Dessa forma, em cenários incertos, é preciso considerar estratégias para sustentar a liquidez, de maneira assertiva. 

Em geral, a falta de caixa deve ser combatida com a captação imediata de recursos, seja com estratégias para elevar a venda para a base de clientes ou novos, reengenharia de produtos/processo, redução de custos, entre outras. 

Entretanto, é possível gerenciar o risco da falta de caixa, decorrente da inadimplência? Sim, o conceito aplicado Cash is King pode apoiar na estruturação da estratégia.

Na prática, é possível definir um ou mais dias de pagamento, dentro de um controle fixo na empresa, para manter o ciclo operacional financeiro funcionando durante todo o mês. 

Além disso, prevenir é melhor que remediar, por isso, é preciso mapear o caixa, de forma que se a inadimplência acontecer, exista tempo e recursos para superar o impasse.

Por fim, podemos concluir que o Cash is King é um termo a ser considerado quando aplicado ao fluxo de caixa, a gestão de cobrança, unindo-se a outras estratégias como a PDD (Provisão de devedores duvidosos)

Gostou de saber mais sobre o Cash is King e sua possível aplicação no setor de cobrança? Inscreva-se em nossa newsletter para receber novos conteúdos!

Navegue por tópicos

Compartilhe via
LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Populares

Receba nossas atualizações

Gostou dos nossos conteúdos e quer receber em primeira mão? Inscreva-se agora em nossa newsletter.