O boom da cobrança digital

O boom da cobrança digital

Assim como as empresas de telefonia revolucionaram o mercado da comunicação, a cobrança digital trouxe inovação para o mercado de crédito. No setor de telefonia, diversas empresas foram lançadas e, com o tempo, a prestação deste serviço se concentrou em grandes players. Especialistas preveem que ocorra o mesmo no mercado de cobrança digital, sendo que o serviço se concentrará nas empresas mais sólidas e com larga experiência.

Essa “explosão” já aconteceu e muitas empresas surgiram ao enxergar oportunidades em fazer bons negócios e realizar este serviço, mas só as que possuem know how e que transmitem segurança continuarão no mercado, assim como nas telecons.

A tecnologia vem avançando na área financeira. Hoje existem sistemas e serviços de cobrança que realizam desde a gestão da base de inadimplentes até as negociações 100% digitais, e ainda geram relatórios com indicadores que podem ser usados para a definição das estratégias de abordagem e dos acordos pré-estabelecidos, assim como o acompanhamento do pagamento das parcelas negociadas.

A MFM TI atua neste mercado há mais de uma década. Anos atrás, os sistemas de cobrança desenvolvidos pela empresa eram usados pelas credoras e assessorias que entram em contato com os clientes através de seus call centers. Ao analisar as mudanças de comportamentos nos consumidores, atrelado ao avanço dos canais digitais, a empresa lançou o serviço “Negocia Fácil” para complementar os esforços realizados pelos call centers de cobrança.

Uma pesquisa realizada recentemente em parceria com o Instituto Locomotiva aponta que mais da metade dos devedores prefere negociar suas dívidas por canais digitais. O mesmo estudo aponta que 89% querem ser mais ouvidos pelas empresas, o que demonstra que, independentemente do canal de contato, a abordagem no momento da cobrança precisa ter mais empatia.

No Negocia Fácil é praticada uma comunicação positiva com o inadimplente. Baseada na metodologia Neo Colletc, essa técnica desenvolvida pela própria companhia tem como premissa restabelecer a relação de consumo entre a marca e o consumidor, sem assédio na cobrança, mas sim, gerando uma experiência satisfatória. Ao invés de comunicar que a fatura está vencida e pressionar o pagamento para não cancelar o serviço, é oferecida uma nova oportunidade de consumo, baseada no perfil e nos gostos do cliente.

Após a adoção desse método desde 2017, o Negocia Fácil passou a ter resultados mais assertivos e eficientes, fato que garantiu 5,4 milhões de acordos já realizados e a arrecadação de R$ 300 milhões.

As empresas que possuem uma grande carteira de inadimplentes, devem encarar as soluções tecnológicas na área de cobrança como uma oportunidade de melhoria de seus processos internos para trazer resultados positivos em termos de redução de custos, aumento da arrecadação e ter o consumidor de volta.

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