Acesso virtual às contas, facilidade no pagamento e praticidade na realização de operações já fazem parte do cotidiano dos brasileiros. De acordo com “A ascensão dos bancos digitais”, um estudo comissionado pelo Facebook IQ, 76% dos brasileiros já usam os serviços disponibilizado pelo internet banking e entre eles, 90% o fazem por meio do Smartphone.
No futuro, o banco não necessariamente será um ambiente físico, onde as pessoas vão até ele realizar pagamentos, saques ou transferências, poderá ser apenas um suporte que se encaixe a serviços financeiros no cotidiano de seus usuários, tendo por objetivo facilitar toda e qualquer transição.
De acordo com o levantamento: Desafios e Tendências do Ciclo de Crédito na Era da Inovação Financeira, realizado pelo o Instituto Locomotiva, em parceria com o Negocia Fácil, serviço de cobrança digital, e o CMS, 84% dos profissionais já acreditam que os bancos digitais serão o futuro do sistema bancário. Se até a forma de realizar débitos tende a se tornar digital, os métodos de cobrança também precisam acompanhar este formato.
Essa realidade tende a impactar positivamente a indústria financeira e as empresas de cobrança, que transformam seus sistemas em operações digitais para potencializar a recuperação de crédito, ao mesmo tempo que reduzem custos. Essa foi a premissa adotada pela MFM TI, ao desenvolver o Negocia Fácil, serviço de cobrança digital, a companhia não apenas faz cobrança por meios digitais, mas o desenvolveu de forma disruptiva, adaptando sua linguagem a essa plataforma.
Desde 2017 a MFM TI utiliza a metodologia Neo Collect que tem como premissa restabelecer a relação de consumo entre a marca e o consumidor, sem assédio na cobrança, mas sim, gerando uma experiência satisfatória, onde ele se sinta respeitado e seja capaz de encontrar sozinho o melhor caminho para a renegociação. O futuro está no digital, não apenas no banco, mas em todo o mercado financeiro, se adaptar a ele aumentará os lucros e gerará benefícios as empresas, como um todo.