Reter uma equipe de crédito qualificada na sua empresa também exige a implementação de tecnologias e soluções inteligentes, como a automação da gestão de cobrança.
Ao investir em soluções inovadoras que facilitem as rotinas operacionais, é possível melhorar a experiência do funcionário, aumentando as suas chances de permanência e incentivando o seu máximo potencial.
Além disso, essa prática também permite que a corporação acompanhe as novidades e tendências do mercado, oferecendo os melhores sistemas para os seus colaboradores e para os clientes.
Por esse motivo, vale a pena entender mais sobre a automação da gestão de cobrança na sua empresa, e conferir táticas que irão aumentar a retenção das equipes.
As mudanças no mercado de trabalho
No setor financeiro encontramos muitas vezes elevada rotatividade dos colaboradores, especialmente relacionados às demandas de cobrança de clientes.
Algumas das principais razões deste rotativismo estão relacionadas ao grande volume de demandas, atividades repetitivas e manuais que sobrecarregam os colaboradores.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo portal Bloomberg, sete em cada dez equipes financeiras gastam até 10 horas de trabalho por semana, ou 520 horas por ano, em tarefas que poderiam ser automatizadas.
Diante desse cenário, os diretores financeiros encontram novos desafios para modernizar seu departamento, enquanto tentam reter talentos em suas equipes.
A rotatividade de colaboradores não apenas traz prejuízos financeiros com novos processos de seleção e contratação, como também reduzem o fluxo operacional, pois novos membros precisam ser treinados até que integrem as rotinas de maneira fluida.
Por isso, é fundamental saber como seguir as tendências do mercado de trabalho e realizar a manutenção das suas equipes de gestão de cobrança.
Abra a porta para a automação: 3 táticas para reter sua equipe
Uma das soluções mais eficientes encontradas para essa condição, atualmente, é a automação da gestão de cobrança para reter sua equipe.
Manter-se atualizado com as inovações digitais pode engajar funcionários e agregar maior valor para a organização.
Veja 3 táticas que beneficiam a sua empresa e ajudam a manter seus talentos na equipe:
1. Simplifique e encurte processos repetitivos
Simplificar e encurtar processos repetitivos pode tornar o fluxo de atividades mais dinâmico, reduzindo a carga dos colaboradores e aumentando a sua produtividade.
Isso pode ser feito com a automação da gestão de cobrança, com sistemas integrados que otimizam diversas rotinas mecânicas.
Além disso, também reduz significativamente os riscos de erros que acompanham as tarefas manuais, enquanto permite que os funcionários dediquem seus esforços para operações mais complexas.
Na área de cobranças, algumas das atividades que podem ser automatizadas incluem a verificação de documentos, identificação de clientes e delegação de tarefas consideradas mais maçantes.
Dessa forma, os funcionários passam a processar as informações mais relevantes com rapidez e precisão, ignorando funções mais básicas, que são encurtadas.
2. Mantenha-se atualizado com as inovações digitais
Manter-se atualizado e incentivar treinamentos recorrentes da sua equipe permite aumentar o engajamento entre os colaboradores, para que eles se conectem com a empresa e também acompanhem as tendências do mercado.
Isso pode desenvolver novas habilidades na equipe, direcionando seu foco para novidades e alinhando os objetivos e metas de carreira dos funcionários.
No entanto, para promover uma atualização eficiente das equipes, é fundamental que os líderes também acompanhem as inovações disponíveis, entendam como elas funcionam e sejam capazes de guiar os membros em suas atividades.
Oferecer o devido suporte também é uma tática importante para reter as equipes, além de permitir automatizar a gestão de cobrança de maneira mais estruturada, pois todos os envolvidos saberão como os novos sistemas operam.
3. Maior colaboração e trabalho em equipe
Além da automação das atividades práticas, uma maneira de reter mais talentos na sua gestão de cobrança envolve incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.
Isso porque os colaboradores sentirão que possuem, de fato, uma rede de apoio dentro da corporação, e podem contar uns com os outros para dividir suas tarefas.
Ainda, essa prática também melhora a experiência do cliente, pois as rotinas se tornarão mais integradas, reduzindo gargalos na operação e agilizando a entrega de resultados.
Em uma grande empresa, a precisa de grandes volumes de dados pode ser um obstáculo, especialmente sem a automação dos sistemas, para entender os padrões de comportamento e prever as devidas mudanças no mercado.
Como consequência, os colaboradores podem ter que enfrentar jornadas de trabalho mais exaustivas e tarefas manuais mais complexas para identificar as informações que realmente importam.
Por isso, utilizar a automação na gestão de cobrança para integrar suas equipes também é uma forma de reter talentos e também clientes.
Lidando com a especulação do robô
A adoção de tecnologias na gestão de cobrança pode levantar receios na equipe quanto à especulação robótica e a substituição dos cargos por máquinas.
No entanto, esse medo deve ser enfrentado, desmistificando a possibilidade de reposição de talentos humanos.
Afinal, a inteligência artificial não irá substituir os cargos das equipes financeiras, mas sim auxiliar no seu trabalho, tornando as atividades mais simples e colaborando para a avaliação de dados que ajuda no trabalho de cada funcionário.
Além disso, essa preocupação se mostra cada vez menor entre os colaboradores. Um estudo publicado pelo Harvard Business Review mostrou que 76% dos funcionários entrevistados estão mais satisfeitos com seu nível de estresse por conta da automação no seu ambiente de trabalho.
Dessa forma, essa tecnologia se apresenta, cada vez mais, como uma alternativa para melhorar a experiência dos colaboradores e reter equipes.
Quando começar a investir em automação para gestão de cobrança?
Se você deseja reter sua equipe e seguir as tendências do mercado, é fundamental investir em automação para gestão de cobrança o quanto antes.
Soluções inteligentes permitirão integrar melhor os seus funcionários, além de simplificar processos que podem estar sobrecarregando os membros e prejudicando sua eficiência.
Além de auxiliar nas rotinas operacionais, a automação também irá oferecer resultados mais positivos para os clientes, promovendo retornos ágeis e concretos.
Por esse motivo, considere investir em uma automação na gestão de cobrança para o seu negócio, e retenha os talentos da sua equipe.
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