5 tecnologias para gestão de cobrança

5 tecnologias para gestão de cobrança

A gestão de crédito e cobrança pode representar um grande problema para a empresa se ela não estiver preparada para lidar com este assunto de forma proativa e bem direcionada. Os custos de uma operação dedicada exclusivamente à cobrança podem ser altos e muitas empresas acabam delegando a função de cobrar seus devedores a um profissional de seu time financeiro e/ou administrativo. Isso ocorre principalmente porque muitas empresas enxergam na cobrança uma perda em seu ativo e não exploram opções de recuperação de crédito por conta dos custos.

Para ajudar a sua empresa a pensar sobre a gestão eficaz de cobrança e a recuperar crédito de devedores e clientes, preparamos este conteúdo sobre as tecnologias existentes no mercado de cobrança atual e como elas podem auxiliar a sua empresa a recuperar crédito de forma eficaz e com custos reduzidos.

Ferramentas de análise de crédito

Para de entender a recuperação de crédito é preciso analisar o crédito dos clientes/devedores. Ferramentas como SCPC Boa Vista e Serasa Experian ajudam a entender o perfil daquele credor, além de avaliar se ele tem restrições com outras empresas, há quanto tempo a dívida está ativa e afins. Essas ferramentas podem ser integradas ao seu banco de dados ou CRM de cobrança para entender quem é o público da sua ação de cobrança e melhor forma de abordagem.

Sistema de operação de cobrança

É imprescindível que o seu sistema de gestão de cobrança seja online e integrável com seu banco de devedores e com outros sistemas integrados como as ferramentas de análise de crédito. Existem diversos sistemas de cobrança disponíveis no mercado. Um bom exemplo é o INTERSIC. Além de ser um sistema totalmente online, ele é 100% personalizável para atender adequadamente às necessidades da sua empresa e da sua gestão de cobrança. É ideal que seu sistema de cobrança seja funcional e simples de trabalhar, para que você não tenha dificuldades de cruzar dados e otimizar seus resultados.

Cobradoras virtuais

Assim como existem diversos sistemas de operação de cobrança para a gerir e direcionar as ações de recuperação de crédito da sua empresa, existem ferramentas com autonomia para negociar as dívidas de seu cliente de forma autônoma, além de oferecer formas diversas de pagamento, o que aumenta as chances de uma negociação mais efetiva e bem sucedida. A adaptação à realidade digital também oferece um custo menor de operação para a sua empresa, uma vez que são excluídos os custos de ter uma central de cobrança com operadores entrando e contato com o devedor e afins.

O Negocia Fácil da MFM  TI é uma solução muito funcional e completa. Integrável à CRMs e sistemas de cobrança, ele oferece opções de negociação a partir do que for decidido para a credora, pagamentos em boleto, cartão de crédito e afins.

Telefone ou redes sociais

Os canais de comunicação mudaram é preciso adaptar as suas ações de cobrança assim como as suas relações de vendas. Existem ferramentas que fazem integração com uso de SMS e outros apps de mensagem como Whatsapp e Telegram. É importante estruturar a linha de comunicação a ser adotada através destas ferramentas, mas elas já se provaram não só necessárias, mas mandatórias.

Estudos apontam que as pessoas estão mais propensas a responder a abordagens feitas através de mensageiros que a atender ao telefone. Vale a pena investir nestas tecnologias.

Análise de operação

Outra tecnologia muito presente no mercado de cobrança e que normalmente está ligada aos discadores é a análise de chamada. Através do perfil dos seus operadores de cobrança – tempo médio de ligação, acordos fechados, percentual de produtividade e afins, algumas ferramentas de discagem já direcionam devedores com maior potencial de negociação para os operadores de acordo com o perfil de produtividade do operador.

Isso é possível através da integração da ferramenta de gestão de cobrança com o discador através da criação de metas – no discador e no software utilizado para a cobrança. Vale a pena conhecer tais ferramentas.

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