Embora em grande crescimento as startups brasileiras ainda não deslancharam nenhum unicórnio. Os seres mitológicos indicam que uma startup atingiu um marco muito importante na sua existência – seu valor de mercado atingiu US$ 1 bilhão. Para uma startup se tornar unicórnio ela precisa de duas coisas: a primeira é a avaliação de empresas do mercado de investimentos de alto risco e a segunda é uma estratégia bem traçada de growth hacking.
Há até um certo estranhamento do mercado que nenhuma startup brasileira tenha atingido ainda esse status, haja vista que países vizinhos como a Argentina tenham emplacado há anos empresas como Mercado Livre e Decolar.com neste patamar. Algumas startups brasileiras, porém, estão bem próximas de atingirem esse marco. E estas são elas:
Movile
A Movile é a startup brasileira mais próxima de atingir o status de unicórnio. A marca é responsável pelo app infantil PlayKids, que em março de 2016 superou a marca de 6 milhões de usuários em todo o mundo. O fundador da empresa, Fabrício Bloisi, diz que tem uma perspectiva otimista de crescimento e ressalta a importância de conquistar as aceleradoras – empresas que investem no crescimento inicial de startups.
Nubank
Outra empresa que está no páreo para ser o primeiro unicórnio brasileiro é o Nubank. A marca começou oferecendo cartões de crédito de crédito roxos de categoria Platinum sem limite definido, mas redesenhou a estratégia no meio do caminho, adequando os limites de cartão à renda do usuário e oferecendo a categoria Gold também.
O Nubank cresce exponencialmente com a proposta de ser um cartão de crédito sem burocracia e com controle total online através do aplicativo – e também uma alternativa aos custos de tarifas oferecidos por bancos e outras operadoras de crédito.
Para David Vélez, cofundador do Nubank, o principal diferencial que as startups brasileiras têm trazido é o olho no mercado nacional antes de partir para a cópia do mercado norte-americano. Isso auxilia a rápida expansão da marca em todo o país.
PS Safe
A empresa oferece um aplicativo antivírus para smartphones. Assim como para o Nubank, para a PS Safe, o que auxilia o crescimento da marca é olhar para as necessidades do mercado brasileiro e oferecer soluções para ele.
Seu fundador, Marco DeMello acha que mais importante do que estabelecer como meta o valor de mercado de US$ 1 bilhão para sua empresa é criar métricas para medir seu sucesso e crescimento que sejam mais pautados na realidade ao invés da especulação de investimentos.
Easy Taxi
Mais uma empresa que está nesta disputa é a Easy Taxi. Embora a 99Taxis tenha conseguido se reinventar no mercado brasileiro e a expansão da Uber no país, a Easy Taxi expandiu seus horizontes se tornando uma empresa internacional, o que lhe confere um valor de mercado mais alto. Seu ex-presidente, Tallis Gomes, é o mais empolgado com a possibilidade da marca se tornar uma gigante do mercado.
Os fundadores das quatro empresas concordam, porém, que alcançar o status de unicórnio seria interessante para movimentar e atrair novos aceleradores para o mercado brasileiro. A nós, cabe acompanhar as notícias do mercado.
Gostou de saber mais sobre startup unicórnios? Comente! E fique atento às nossas páginas do Facebook e LinkedIn para mais dicas sobre tecnologia e inovação.