4 startups brasileiras que podem virar unicórnios em 2017

4 startups brasileiras que podem virar unicórnios em 2017

Embora em grande crescimento as startups brasileiras ainda não deslancharam nenhum unicórnio. Os seres mitológicos indicam que uma startup atingiu um marco muito importante na sua existência – seu valor de mercado atingiu US$ 1 bilhão. Para uma startup se tornar unicórnio ela precisa de duas coisas: a primeira é a avaliação de empresas do mercado de investimentos de alto risco e a segunda é uma estratégia bem traçada de growth hacking.

Há até um certo estranhamento do mercado que nenhuma startup brasileira tenha atingido ainda esse status, haja vista que países vizinhos como a Argentina tenham emplacado há anos empresas como Mercado Livre e Decolar.com neste patamar. Algumas startups brasileiras, porém, estão bem próximas de atingirem esse marco. E estas são elas:

Movile

A Movile é a startup brasileira mais próxima de atingir o status de unicórnio. A marca é responsável pelo app infantil PlayKids, que em março de 2016 superou a marca de 6 milhões de usuários em todo o mundo. O fundador da empresa, Fabrício Bloisi, diz que tem uma perspectiva otimista de crescimento e ressalta a importância de conquistar as aceleradoras – empresas que investem no crescimento inicial de startups.

Nubank

Outra empresa que está no páreo para ser o primeiro unicórnio brasileiro é o Nubank. A marca começou oferecendo cartões de crédito de crédito roxos de categoria Platinum sem limite definido, mas redesenhou a estratégia no meio do caminho, adequando os limites de cartão à renda do usuário e oferecendo a categoria Gold também.

O Nubank cresce exponencialmente com a proposta de ser um cartão de crédito sem burocracia e com controle total online através do aplicativo – e também uma alternativa aos custos de tarifas oferecidos por bancos e outras operadoras de crédito.

Para David Vélez, cofundador do Nubank, o principal diferencial que as startups brasileiras têm trazido é o olho no mercado nacional antes de partir para a cópia do mercado norte-americano. Isso auxilia a rápida expansão da marca em todo o país.

PS Safe

A empresa oferece um aplicativo antivírus para smartphones. Assim como para o Nubank, para a PS Safe, o que auxilia o crescimento da marca é olhar para as necessidades do mercado brasileiro e oferecer soluções para ele.

Seu fundador, Marco DeMello acha que mais importante do que estabelecer como meta o valor de mercado de US$ 1 bilhão para sua empresa é criar métricas para medir seu sucesso e crescimento que sejam mais pautados na realidade ao invés da especulação de investimentos.

Easy Taxi

Mais uma empresa que está nesta disputa é a Easy Taxi. Embora a 99Taxis tenha conseguido se reinventar no mercado brasileiro e a expansão da Uber no país, a Easy Taxi expandiu seus horizontes se tornando uma empresa internacional, o que lhe confere um valor de mercado mais alto. Seu ex-presidente, Tallis Gomes, é o mais empolgado com a possibilidade da marca se tornar uma gigante do mercado.

Os fundadores das quatro empresas concordam, porém, que alcançar o status de unicórnio seria interessante para movimentar e atrair novos aceleradores para o mercado brasileiro. A nós, cabe acompanhar as notícias do mercado.

Gostou de saber mais sobre startup unicórnios? Comente! E fique atento às nossas páginas do Facebook e LinkedIn para mais dicas sobre tecnologia e inovação.

Navegue por tópicos

Compartilhe via
LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Populares

Receba nossas atualizações

Gostou dos nossos conteúdos e quer receber em primeira mão? Inscreva-se agora em nossa newsletter.